19 de abril de 2024 Atualizado 22:42

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Download

Livro virtual que conta a história de Santa Bárbara já está disponível

Obra escrita pelos historiadores João José Bellani e Antonio Carlos Angolini tem 11 volumes e pode ser baixada gratuitamente

Por Leonardo Oliveira

14 de outubro de 2019, às 11h40 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h11

O livro virtual “Isto é Santa Bárbara d’Oeste”, dos escritores João José Bellani e Antonio Carlos Angolini, já está disponível para download gratuitamente no site da Fundação Romi. A obra traz 11 volumes da história da cidade e é a mais completa relacionada ao passado barbarense, de acordo com os escritores.

Foto: Marcelo Rocha/O Liberal
Angolini e Bellani divulgaram o livro durante sessão solene que comemorou a emancipação política da cidade 

A primeira parte aborda temas diversos sobre a formação do município. Na parte dois começa a cronologia, desde 1818 (quando foi fundado) até a parte oito, que trata do momento mais recente. Nos capítulos restantes há menções aos monumentos da cidade, uma seleção dos momentos inesquecíveis e o memorial da fama do esporte barbarense.

O download do livro pode ser feito clicando neste link. Ao ser redirecionado ao site da Fundação Romi, cada parte da obra deve ser baixada separadamente.

“É o maior documentário de Santa Bárbara d’Oeste. Eu garanto que vai levar meio ano para ler, é uma história longa realmente”, afirmou JJ Belanni ao LIBERAL, no mês passado, quando houve o anúncio do lançamento.

Segundo Bellani, o livro traz acontecimentos que conflitam com o que hoje é tido como verdade. “Se você for na prefeitura, na galeria de prefeitos, tem erros. Na câmara tem cinco que nunca foram presidentes e estão lá. Tem um que nem foi vereador e está lá. Tudo isso está comprovado em ata”, acrescenta.

O material foi revisado por Angolini, que deu início a uma pesquisa sobre a cronologia da cidade há cerca de dez anos. Bellani assumiu e deu continuidade na produção. “Ele foi muito além e se entusiasmou. Isso é importante para Santa Bárbara, o que nós estamos deixando, esclarecendo pontos, deixando uma história bem linda”, ressalta Angolini.

Publicidade