Grupo de leitura discute livro ‘1984’

Pitaco Literário vai se encontrar às 14 horas deste domingo no Jardim Botânico para discutir clássico de George Orwell


Foto: Divulgação
Conversas rendem informações variadas e amizade entre o público

O Pitaco Literário, grupo de discussões literárias, se reúne neste domingo no Jardim Botânico de Americana, às 14h, para discutir o livro “1984”, de George Orwell.

A reunião é aberta ao público e quem tiver interesse em participar basta apenas ir ao encontro no horário marcado.

O Pitaco Literário é uma idealização do escritor Juliano Schiavo e da professora de Língua Portuguesa Cláudia de Simone com o objetivo de fomentar a leitura e ampliar as discussões. “Para participar é simples: basta apenas gostar de ler e dar ‘pitacos’ sobre a história”, destaca Schiavo.

“Esse é um grupo aberto a todas as pessoas que adoram ler e conversar sobre as impressões que só as boas leituras causam. É, inclusive, uma forma de sair da rotina dos grupos virtuais e desfrutar uma tarde agradável”, ressaltou Cláudia.

Ao lado de “A Revolução dos Bichos”, o livro é uma das obras-primas de Orwell e já ganhou versões de filmes, minisséries, quadrinhos e traduções para 65 países. Para além disso, inspirou uma infinidade de autores ao redor do mundo. Em seu último romance, o autor criou um personagem chamado Winston, que vive aprisionado em uma sociedade completamente dominada pelo Estado. Essa submissão ao poder é relatada, inclusive, na rotina desse personagem, que trabalha com a falsificação de registos históricos, a fim de satisfazer os interesses presentes.

Winston, contudo, não aceita bem essa realidade, que se disfarça de democracia, e vive questionando a opressão que o Partido e o Grande Irmão exercem sobre a sociedade. A inspiração do livro vem dos regimes totalitários das décadas de 1930 e 40 e, é assim, sob a ótica da ficção, que o autor faz com que seus leitores reflitam sobre o sistema de controle social pelos sistemas.

AGENDA. Nos próximos encontros, serão debatidos os livros “Ensaio sobre a Lucidez”, de José Saramago (04/08); “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel Garcia Marques (22/09); e “O Senhor das Moscas”, de William Golding (17/11).

Acontece.  A discussão de “1984” no Pitaco Literário vai ocorrer a partir das 14h deste domingo, no Jardim Botânico de Americana, que está localizado na Rua Abrahim Abraham, s/n, Parque Residencial Nardini.

Conversas rendem informações variadas e amizade entre o público__

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora