Chega hoje a Campinas ‘A Incrível Máquina de Livros’

Idealizada pela Infinito Cultural, em parceria com a CBL, a iniciativa já rodou 15 mil quilômetros, passando por 21 cidades em 13 estados brasileiros


Você tem em casa algum livro que já leu e gostaria de transformá-lo em uma nova leitura? Esse desejo pode se tornar realidade, sem qualquer custo, pela “Incrível Máquina de Livros”, projeto de incentivo à leitura que chega nesta terça-feira a Campinas.

Foto: Divulgação
Chega hoje a Campinas ‘A Incrível Máquina de Livros’, que possibilita que leitor troque obras que já leu por outras, sem custos

Idealizada pela Infinito Cultural, em parceria com a CBL (Câmara Brasileira do Livro), a iniciativa já rodou 15 mil quilômetros, passando por 21 cidades em 13 estados brasileiros e já trocou mais de 30 mil livros. Em Campinas, ela fica até quinta-feira e funcionará das 10h às 18h, no Largo do Rosário, no Centro.

A ação chega à cidade depois de percorrer os municípios de Poços de Caldas, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Salvador, além de Rio de Janeiro, Niterói, Goiânia, Brasília, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Blumenau, Curitiba, Londrina, Guarulhos e São Paulo (Bienal Internacional do Livro). Depois de Campinas, pessoas de Barueri e São Bernardo do Campo também terão sua oportunidade de trocar livros que já não lhe interessam mais por títulos diferentes.

O projeto, que conta com patrocínio do papel Pólen, um produto Suzano Papel e Celulose, acontece da seguinte maneira: o participante leva um livro novo ou usado em boas condições (não pode estar rasgado ou riscado), insere na máquina e aperta um dos dois botões disponíveis – adulto ou infantil. Automaticamente, o equipamento vai liberar um outro exemplar, que o participante poderá levar para casa.

Cada pessoa pode colocar no máximo três livros. Não são aceitos gibis, livros didáticos e técnicos. “A Incrível Máquina de Livros” tem a capacidade de transformar mil obras por dia. São centenas de títulos disponíveis, como clássicos da literatura mundial e brasileira, escritoras infantis de sucesso, como Eva Furnari e Ana Maria Machado, além das obras dos autores indicados ao Prêmio Jabuti.

“Em um mundo cada vez mais conectado e digital, é de extrema importância trazer para a pauta do dia a relevância dos livros na educação e formação, de uma forma leve e descontraída. A proposta ‘A Incrível Máquina de Livros’ é trabalhar o lúdico e despertar o interesse pela leitura a partir da valorização do objeto livro”, aponta Fauze Hsieh, presidente da Infinito Cultural.

“Os livros são determinantes para ampliar a maneira como se percebe o mundo, aprimorando o raciocínio humano contra preconceitos e a liberdade de ideias”, destaca Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!