‘Book truck’ chega nesta quinta-feira em Americana – O Liberal

‘Book truck’ chega nesta quinta-feira em Americana

Quinhentos livros estarão à disposição dos 10 mil alunos da rede municipal com o objetivo de estimular o hábito da leitura


Chega em Americana nesta quinta-feira o projeto “Carreta Literária”, uma biblioteca itinerante que remete aos food trucks e que tem como objetivo associar a leitura a uma atividade lúdica.

Foto: Divulgação
Cada escola terá acesso ao acervo da biblioteca itinerante, que ganhou o nome de “book truck”

A solenidade de chegada ocorre na Casa da Criança Jaguari, às 10h30, com a presença de autoridades. A promoção é do Circuito CPFL.

Quinhentos livros estarão à disposição dos 10 mil alunos da rede municipal de Americana. O projeto atingirá alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro e cinco anos de Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e Casas da Criança.

“A leitura é uma das bases de formação cultural e profissional dos alunos e é por meio dela que nos apropriamos da produção histórica da humanidade e consolidamos aspectos importantes de nossa constituição humana, como por exemplo, a emoção e o afeto. A Carreta Literária é um maravilhoso presente para nossas crianças”, ressaltou a secretária de Americana, Evelene Ponce Medina.

Cada escola terá acesso ao acervo da biblioteca itinerante, que ganhou o nome de “book truck”, por cerca de uma semana. Para aproximar os alunos dos livros, as classificações das obras são divididas entre “entrada”, “prato principal” e “sobremesa”.

O projeto parte do conceito que um menu de livros ajuda a promover um caráter lúdico da experiência, tendo como pano de fundo o objetivo final de estímulo ao hábito de leitura.

Nas opções de “entrada”, oferece aperitivos como crônicas, contos e outras leituras breves. A opção “prato principal” sugere obras da literatura clássica e best sellers. Já para a “sobremesa”, as alternativas mais “doces” da literatura: livros infantis e de poesia.

Após a permanência em cada uma das 49 escolas municipais de Americana, o acervo será doado à Secretaria Municipal de Educação.

A “Carreta Literária” também inclui um programa de capacitação de, aproximadamente, 100 diretores, pedagogos e professores de unidades de Ensino Fundamental e Educação Infantil, além de coordenadores de Creches e Emeis.

O CIRCUITO. A “Carreta Literária” faz parte do Circuito CPFL, por meio da qual o instituto promove gratuitamente em diversas cidades sessões de cinema, concertos, corridas e passeios ciclísticos, além de ações sociais voltadas ao fortalecimento da cidadania.

Desenvolvido pela Rede Educare, a biblioteca itinerante tem o objetivo de estimular a leitura. Em 2019, estão previstas iniciativas em cerca de 100 localidades do estado de São Paulo.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora