25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Literatura

Biblioteca recebe roda de conversa com Eric Novello

Em evento gratuito dentro do projeto “Viagem Literária”, o escritor vai falar sobre a sua trajetória e comentar suas obras já lançadas

Por Rodrigo Pereira

24 de setembro de 2019, às 08h08 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h11

Foto: Reprodução - Instagram
Obra mais recente é ambientada em Brasil que “saiu dos eixos”

Autor de obras que utilizam elementos de literatura fantástica para tratar de problemas reais da sociedade, o escritor carioca Eric Novello participa de um bate-papo com leitores na Nova Biblioteca Municipal Professora Maria Aparecida de Almeida Nogueira, em Santa Bárbara d’Oeste, nesta terça-feira, a partir das 15h, com entrada gratuita.

A roda de conversa faz parte do projeto “Viagem Literária”, que tem realização do Governo do Estado, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e SP Leituras, com apoio da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste.

Novello é tradutor de livros voltados ao público jovem e de quadrinhos, como “The Walking Dead”. Após se formar roteirista pelo Instituto Brasileiro de Audiovisual, passou a se dedicar à criação de histórias e publicou livros, como “Neon Azul”, “Exorcismos, Amores e Uma Dose de Blues” e “Ninguém Nasce Herói”.

“Vou falar um pouco o que é literatura fantástica brasileira, para quebrar a ideia de que livro é só o que a professora passa no colégio, livros clássico, tipo Machado de Assis. E eu gosto de falar muito de como eu virei escritor. Trabalhei em coisas muito diferentes. Fui mudando tanto de emprego que, para um pessoal mais novo que está tendo que pensar no futuro, porque ainda não escolheu profissão ou acha que vai ter uma profissão só para a vida inteira, eu acho que sempre ajuda saber que pode errar, mudar de ideia, ir se ajeitando no meio do caminho”, explica o autor.

Ele aponta que a visita a diferentes cidades do Estado pelo projeto é uma oportunidade de “sair da bolha”, entender quem é o leitor e as realidades de cada lugar.

“Traduzo quadrinhos atualmente, o que sempre desperta curiosidade. Eu ficaria feliz em saber que alguém assistiu a palestra e resolveu pegar um livro para ler mesmo não gostando muito de ler, mas também ficaria feliz de saber que o pessoal descobriu que existia essa área de tradução para trabalhar, ouviu que o escritor não é aquela pessoa de outro mundo, e que cada pessoa, com um pouquinho de dedicação, pode escrever suas histórias”, acrescenta Eric.

No bate-papo, ele também vai falar sobre outros autores do segmento e mostrar trechos de livros e quadrinhos com o auxílio de um projetor.

No momento, o escritor divulga o livro “Ninguém Nasce Herói”, pela editora Seguinte. “Embora ele tenha saído há dois anos, como fala de jovens tendo que entender um Brasil que saiu dos eixos, o livro ainda está rendendo esse tempo todo. Na Bienal desse ano foi bastante comentado. E estou escrevendo o próximo para 2021, se tudo der certo. Já está encomendado, mas falta muito trabalho pela frente”, finaliza.

Acontece. O programa “Viagem Literária” com o escritor Eric Novello vai ser realizado a partir das 15h desta terça-feira, na Nova Biblioteca Municipal, que está localizada no Complexo do Novo Terminal Urbano, na esquina das ruas Prudente de Moraes e Campos Sales, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3454.1605 ou pelo site www.viagemliteraria.org.br.

Publicidade