18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americanazine

Biblioteca de Americana recebe oficina de zines gratuita

Evento será realizado neste sábado e vai desde a contextualização histórica deste tipo de material até o ensino da produção dessas publicações

Por Rodrigo Pereira

08 de agosto de 2019, às 15h04 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h11

Uma oficina gratuita sobre a produção de zines será realizada neste sábado (10) na Biblioteca Municipal de Americana, como a segunda etapa da edição deste ano do Americanazine. Ministrada por Miguel Rodrigues, Jeff Souza e Matheus Souza, ela terá uma etapa teórica e prática sobre a produção destas publicações artesanais e alternativas.

“Nesta oficina será passada uma contextualização histórica, o zine dentro da música, literatura e outros movimentos. Apresentaremos também o acervo de zines da biblioteca, quando  faremos uma breve análise de alguns materiais. Dentro disso também apresentar as possibilidades do zine, os métodos, formatos, acabamentos, e por último a experimentação, produzir um zine”, detalha Miguel Rodrigues, um dos organizadores do Americanazine e integrante do coletivo Fim de Feira. 

Foto:
Oficina de zines realizada durante a programação de 2017 do Americanazine

A parte prática pode ser realizada por qualquer pessoa, ressalta Miguel. Não é preciso já saber desenhar ou utilizar algum software para participar. “A ideia será trabalhar dentro das possibilidades que a colagem, ilustração e texto podem oferecer, diagramação e montagem manual”, acrescenta.

Outras etapas

A 6ª edição do projeto Americanazine também envolve uma exposição coletiva com obras de Bruno Maule, Julia Donadelli, Matheus Souza e Miguel Rodrigues. De colagens a aquarelas, as peças reunidas abordam temáticas que vão de hereditariedade e tempo às relações com o outro. A mostra tem entrada gratuita e fica na Biblioteca Municipal até o dia 30 de agosto no espaço cultural.

Já no dia 24 de agosto, o projeto apresenta um festival com feira de zines, sarau e música, a partir das 14h, também no espaço literário. 

ACONTECE: A oficina de zines ocorre neste sábado, a partir das 14h, e é gratuita. Para se inscrever, é preciso enviar um e-mail para: americanazine@gmail.com com o nome completo e se tem algum conhecimento sobre o assunto (sabe o que é zine, já teve acesso, tentou fazer). Não há requisitos para participar e são 15 vagas disponíveis.

Publicidade