Historiadores de Carioba vão focar nas mulheres que marcaram época – O Liberal

Historiadores de Carioba vão focar nas mulheres que marcaram época

Roteiro do projeto Historiadores de Carioba dará, em 2020, enfoque às mulheres que fomentaram a cultura e a educação de Americana


Em 2020, um outro lado da história de Americana virá a tona. Este ano, o grupo Historiadores Independentes de Carioba dará voz às mulheres que marcaram época na cidade através do projeto “Roteiros Históricos: Sepulturas que Falam”, realizado no Cemitério da Saudade.

O encontro está marcado para acontecer no dia 14 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (comemorado no dia 8).

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Clique aqui e envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
O Cemitério da Saudade
será novamente espaço de aulas sobre a história da cidade durante o ano de 2020

“A intenção é fazer o resgate dessas personagens históricas, quase sempre caladas pelo poderio patriarcal da época, em que as mulheres ficavam sempre em segundo plano, e mostrar que elas também tiveram, de alguma forma, importância no desenvolvimento cultural, educativo e político do município”, explica a historiadora Carla Guedes, uma das fundadoras do grupo.

Margareth Müller, fundadora do bairro Vila Margarida, é uma das mulheres destacadas no roteiro, além de professoras como Delmira de Oliveira e Jandyra Basseto Pântano.

Segundo a historiadora, a intenção é realizar outros encontros temáticos ao longo do ano – que serão anunciados conforme os programas forem finalizados.

O projeto caminhará em paralelo ao “Roteiros Históricos: Sepulturas que Falam”, iniciado em 2019 e que conta a história da cidade e seus ilustres personagens através das sepulturas do Cemitério da Saudade.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

O roteiro é realizado com o Ticket Cultura, contribuição financeira dada apenas após o passeio, e atende grupos de 20 a 25 pessoas por vez. As inscrições abrirão no final do mês de fevereiro e poderão ser feitas pelo email historiadorescarioba@gmail.com ou pelo link (a ser divulgado no Facebook do grupo).

Mudanças

Diferente das edições realizadas em 2019, este ano, o Roteiro Histórico terá realizado a cada dois meses, intercalando a grade de atividades do grupo com o Ciclo de Palestras Históricas, que também passará a ser realizado a cada dois meses, na Câmara Municipal de Americana.

O Ciclo de Palestras Históricas, realizado na Câmara Municipal de Americana, será retomado no dia 28 de abri, às 19h30. As palestras contam com o apoio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo). Para participar, interessados devem fazer a inscrição através do email ciclopalestras historicas@gmail.com.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora