17 de setembro de 2020 Atualizado 17:49

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Coletânea

Francisco Cuoco narra vida de santos católicos

Coletânea “A Vida dos Santos” tem produção de Bruno Gouveia, do Biquíni Cavadão

Por Danilo Reenlsober

07 jan 2020 às 08:50 • Última atualização 27 abr 2020 às 11:10

Lançada pela Warner Music Brasil e disponível também nos serviços de streamings, como Spotify e YouTube, a coletânea “A Vida dos Santos” busca apresentar de maneira concisa a biografia, lutas e mensagens dos mais diversos santos da Igreja Católica.

Com produção de Bruno Gouveia e Carlos Coelho, vocalista e guitarrista da banda Biquini Cavadão, o projeto conta com narração do ator Francisco Cuoco e extensa pesquisa.

Foto: Divulgação
A voz de Francisco Cuoco é responsável por levar o ouvinte para a vida dos santos mais populares

“Mais do que mensagens positivas, são mensagens inspiradoras. A vida de cada santo não foi um mar de rosa, muito pelo contrário, são pessoas que devido às suas convicções e sua fé, lutaram contra tiranos”, explicou Gouveia. “Mas apesar de histórias tristes, são histórias que inspiram devido à bondade, dignidade e vontade de ajudar as pessoas necessitadas”, ressaltou.

Ao todo, são seis volumes disponíveis, cada um contando a história de 10 santos diferentes, como Santa Clara, São Matheus, São Cosme e Damião e São Jorge. “Escolhemos os nomes que tivessem uma identidade brasileira, uma ligação com o nosso País”, explicou o produtor. O episódio mais recente foi lançado em dezembro e narra a vida de Nossa Senhora, mãe de Jesus.

Os textos da coletânea foram escritos pelos teólogos Edward Guimarães, Paulo Sergio Soares e Tânia Jordão. Além disso, cada episódio é acompanhado por uma trilha sonora específica, criada por diversos músicos brasileiros especialmente para o projeto. Entre eles está Eduardo Trentin, que trabalhou na vinda do Papa Francisco ao Brasil.

Cada história, somadas à voz calma de Cuoco e à trilha sonora, segundo Gouveia, convidam o ouvinte para uma “desaceleração” do cotidiano. “A gente vive num mundo corrido, onde parece que estamos sempre atrasados. Então, a ideia do projeto é você colocar para ouvir quando chegar em casa depois do trabalho, ou no carro em meio ao trânsito, para refletir sobre aquela história e suas mensagens”.

De acordo com Gouveia, a ideia de “A Vida dos Santos” surgiu depois do lançamento de “Rock Your Babies” (2013), projeto idealizado pelo vocalista que transforma clássicos do rock brasileiro em música instrumental para crianças.

“Esse projeto veio de encontro com um momento em que eu estava de reencontro com a minha fé”, disse. “Apresentamos a ideia para o Francisco Cuoco e ele gostou. Em pouco tempo, a gente já estava desenvolvendo esse trabalho e foi tudo dando muito certo”.

Publicidade