18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura

‘Fiz alianças que me desorganizaram’, reconhece Lumena no ‘Mais Você’

Por Agência Estado

03 de março de 2021, às 12h25 • Última atualização em 03 de março de 2021, às 13h20

Ana Maria Braga receber, nesta quarta-feira, 3, Lumena, a quinta eliminada no Big Brother Brasil 21. A baiana recebeu 61,31% dos votos do público. Na berlinda também estavam Projota, que teve 37,07%, e Arthur, com 1,62%. No programa, Lumena disse que estava animada para o café da manhã: “tô me sentindo muito acolhida, docinho, bolinhos, salgadinhos…um café para acordar para a vida depois dessa experiência”, afirmou.

A apresentadora do Mais Você começou o programa mostrando aos expectadores uma gravação com a participação de Lumena na qual ela declarou que estava entrando no programa para dançar e se divertir. “Quando Tiago (Leifert) faz uma analogia com a dança, ele é certeiro. A dança é o mais importante instrumento de comunicação que tenho desde pequena. E fui pra fazer isso. Mas no programa fiz danças estranhas que nem fazem parte mais do meu momento da vida, mas o Tiago fez analogias importantes que fazem parte da minha jornada de vida”, refletiu.

Ana Maria perguntou a que Lumena atribui a saída dela do programa. “Acho que me perdi realmente do meu propósito inicial de escolhas lá dentro. A gente se apega àquilo que dá sentido. Lá fiz alianças com pessoas que, em um dado momento me organizavam, mas em outros me desorganizava”, afirmou.

Lumena reconhece que as amizades que fez na casa a atrapalharam no jogo. A baiana se tornou a melhor amiga da rapper Karol Conká na competição. “É importantíssimo ter foco na missão. E me perdi ‘malandramente no corre’. Me perdi na competição”, analisou.

Ana Maria Braga também falou sobre racismo no País. “O brasileiro, no geral, é muito mal informado sobre racismo. E eu estou aprendendo todo dia. Às vezes, a gente erra no modo de tratar o tema”, declarou para Lumena.

Nesta terça-feira, 2, a apresentadora pediu desculpas por citar o “racismo reverso”, termo inadequado. Para explicar ao público melhor sobre o assunto, o Mais Você entrevistou Luana Génot, criadora do Instituto Identidades do Brasil.

O programa também exibiu trechos em que Lumena cita o termo “branquitude” no reality. “O BBB é um micro laboratório social. A gente vai com tudo o que a nossa história de vida reverbera. Obrigada por esse espaço. A minha jornada com a Carla (Diaz), foi algo que não consegui lidar dentro da casa. A gente analisa a sociedade, os processos de desigualdade e opressão por categorias. Não consigo me isentar de falar sobre isso. Eu como uma menina negra, socializada em um país que nunca assumiu processos de adoecimento de depressão, a gente parte da autoimagem que a gente não tem. Cresci com pouquíssimas referências negras no entretenimento, que é algo que eu amo. E eu não me via. E hoje entendo que esse é um lugar que aciona um debate brasileiro”, analisa.

Lumena ressalta que Carla é o que representa a referência de branquitude no entretenimento. A baiana e a atriz tiveram diversas desavenças no BBB 21. “Em um dado momento, me vi, infelizmente, tendo que analisar a jornada dela a partir dessa perspectiva. Não julgando ela (sic) como uma mulher que reproduz racismo, mas como ser forjada na sociedade (…) alguns comportamentos que eu tenho é fruto do relacionamento que eu tenho com a sociedade”.

A baiana cita que conseguiu realizar conexões sinceras com Viih Tube, Sarah e até mesmo Juliette, colega em que apontou o dedo em algum momento do jogo em que discutiram. Essa cena, inclusive, gerou diversos memes.

Publicidade