Fidam recebe festa da cultura oriental

Evento em outubro terá desde tradicionais manifestações, como o min'yō e o taiko, aos contemporâneos K-Pop e cosplays


Com gastronomia, música, danças, artes marciais e outras atividades orientais típicas, a 1ª Festa Nipo Brasileira de Americana será apresentada oficialmente a empresários e autoridades públicas da cidade nesta segunda-feira, em um jantar fechado.

O evento está programado para ocorrer nos dias 12 e 13 de outubro, na Fidam (Feira Industrial de Americana), com entrada gratuita. “Vamos ter vários bazaritas com venda de importados do Japão, estande para tirar fotografia com kimono, food truck tanto da parte japonesa quanto da brasileira. De música, vai ter o Min’yō, que são músicas antigas. E também o k-pop”, enumera Clovis Kunio Yamasaki, um dos comerciantes envolvidos na organização.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Clóvis Kunio Yamasaki e Paulo Scalco estão à frente da organização do evento

Também está na programação a apresentação de integrantes da colônia de Okinawa, em Campinas, com a Dança do Leão. “Esse evento é para mostrar um pouco da cultura japonesa e as tradições que nós temos. Queremos que seja realizado todos os anos e seja inserido no calendário oficial de Americana”, acrescenta Clovis.

Associação

Proprietário da agência de publicidade Capaz, que encabeça a organização da festa, Paulo Scalco conta que a festa também vai servir para consolidação da ideia de criação de uma associação voltada à cultura nipônica em Americana, que nas próximas edições seria a organizadora. “A gente tá vendo com a Secretaria de Cultura e Turismo se dá pra encaixar apresentação de artistas da nossa cidade”, acrescenta Paulo.

Acontece: A 1ª Festa Nipo Brasileira de Americana vai ocorrer nos dias 12 e 13 de outubro, a partir das 10h, na Fidam (Avenida Nossa Senhora de Fátima, 200, Vila Industrial). A entrada é gratuita, mas a organização pede a doação de um quilo de alimentação não perecível, para doação ao Fundo Social.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora