19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56

Hubble

Ferramenta mostra foto tirada pela Nasa no dia do aniversário de qualquer um

Projeto faz parte das comemorações do aniversário de 30 anos do telescópio Hubble, que foi lançado no dia 24 de abril de 1990

Por Agência Estado

31 de março de 2020, às 15h31 • Última atualização em 31 de março de 2020, às 16h43

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) atua na área de exploração espacial e isso inclui registrar planetas, estrelas, galáxias e fenômenos que são descobertos por cientistas. Para isso é usado, por exemplo, o telescópio Hubble, e a organização lançou uma ferramenta que mostra qual foto ele tirou no dia do aniversário do usuário.

O projeto, que pode ser acessado clicando aqui, foi lançado no sábado, 28, e faz parte das comemorações do aniversário de 30 anos do telescópio, que foi lançado no dia 24 de abril de 1990. O Hubble fica a 552 quilômetros da Terra em relação ao nível do mar, em órbita no planeta, e trabalha vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana.

Foto: Nasa / Divulgação
Imagem registrada pelo telescópio Hubble em 31 de março de 1997

O telescópio foi batizado em homenagem ao astrônomo Edwin Hubble, e seus registros têm contribuindo ao longo dos anos para diversas descobertas na área de astronomia, além de belos registros de fenômenos e corpos espaciais. Até 2015, o Hubble foi usado como base para 1,2 mil artigos científicos a partir de suas observações. Em 2019, por exemplo, o Hubble registrou o choque entre duas galáxias.

Nas rede sociais, as pessoas têm compartilhado as imagens produzidas em seus aniversários pelo telescópio com a hashtag #Hubble30, um pedido da própria Nasa para homenagear o aniversário do Hubble.

Também como parte das comemorações, a Nasa está publicando uma foto por dia, de 24 de março a 24 de abril, tirada pelo telescópio. As fotos podem ser acessadas por este link. Em 2015, o Estado fez uma reportagem especial em homenagem aos 25 anos do Hubble, que mostra como o telescópio funciona e toda a sua história.