23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Arte

Feira das Arteiras reúne 100 expositores em Americana

Feira acontece há 10 anos na cidade de Americana, reunindo expositores que têm em comum o amor pelo artesanato nas mais diferentes formas

Por Valéria Barreira

13 de dezembro de 2019, às 09h46 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 09h51

Neste final de semana será realizada mais uma edição da Feira das Arteiras, evento tradicional que já acontece há 10 anos em Americana. O evento tem entrada franca e estará montado no salão social do Clube do Bosque amanhã e domingo, das 10h às 18h.

Idealizada e organizada pela ceramista Aline Costa Sacilotto, a Feira das Arteiras tem apoio do Grupo Liberal e reunirá 100 expositores distribuídos em 72 pontos diferentes do local. A expectativa é de que sete mil pessoas passem pelo Clube do Bosque nos dois dias.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
A artesã Aline Sacilotto é uma das idealizadoras da Feira que acontece neste final de semana no Clube que Bosque, em Americana

Mais que uma feira de artesanato, o evento se transformou também numa opção de lazer. “É um espaço onde as pessoas vão para passear. As famílias aproveitam para conhecer e prestigiar o trabalho dos artistas e encontram também um local onde podem comer ou beber alguma coisa”, detalha a artesã.

Aline idealizou e promoveu a primeira edição da feira em 2009 no CCL (Centro de Cultura e Lazer), na Avenida Brasil. Na ocasião, dezoito expositores participaram. “Era um sonho fazer algo do tipo. Conversei com algumas amigas que também gostavam e faziam artesanato e a feira aconteceu”.

Desde então, o evento não parou mais de crescer. As edições recebem filas de espera de artesãos interessados em expor seu trabalho. A seleção é criteriosa. Segundo Aline, além de ter qualidade os produtos expostos precisam “ser feitos com amor”. “Sou apaixonada pelos trabalhos manuais e busco reunir na feira pessoas que compartilham dessa paixão”.

A edição deste final de semana terá expositores de Americana, Ribeirão Preto, São Carlos, São Paulo, Jundiaí, Campinas e Santa Bárbara d´Oeste. São artistas de várias áreas. “Não existe exclusividade de segmento. Mesmo que os produtos se repitam, cada expositor tem um estilo próprio e cada peça carrega sua própria identidade”.

A relação de produtos à disposição do público no evento é grande. Entre eles, estarão arte em cerâmica, louças, patchwork, madeira, cartonagem, cutelaria, bordados, mosaicos, terrários, roupas, bonsais, saboaria, perfumaria, prata, utilitários e peças decorativas.

Também foi agregada à feira uma linha de produtos gourmet feitos de maneira artesanal. São doces, geleias, queijos, pães, azeites, massas caseiras, café, conserva, sorvetes, produtos veganos e chopp.

“Nesta época todo mundo tem alguém para presentear. A feira terá muitas opções”, diz a organizadora.
Segundo ela, nos últimos três anos a feira foi realizada em duas edições anuais – maio e dezembro. A partir de 2020, ela passa a acontecer apenas em dezembro. “Como cresceu muito, demanda mais tempo para ser organizada e a opção foi por transformá-la num evento anual”, explica.

ACONTECE: A Feira das Arteiras pode ser visitada neste sábado e domingo, das 10h às 18h, no Clube do Bosque. A entrada é gratuita. Florindo Cibin, 550, Jardim Girassol.

Publicidade