24 de abril de 2024 Atualizado 19:16

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Em meio a pandemia, internet vira palco de artistas da região

Apresentações de música, teatro e artes circenses tiveram início durante o fim de semana e prometem ganhar novos adeptos nos dias de quarentena

Por Luciano Assis

24 de março de 2020, às 08h57

O tradicional evento Encontra Conto, que chegou a sua 15ª edição neste mês de março, não terminou do jeito sonhado por seus idealizadores. Após receber cerca de 2500 pessoas em sua primeira semana, as atividades foram suspensas em razão do coronavírus (covid 19), no início da última semana. Mas o evento que reúne contadores de história de todo o Brasil em Santa Bárbara d´Oeste, não morreu de vez. Vários participantes resolveram terminar suas histórias na internet, em lives online.

Nos últimos dias, essas ações tomaram conta da classe artística na região. Nomes da música, teatro, contação de história e artes circenses ficaram trancados em casa, mas mostrando sua arte ao restante da população.

Foto: Divulgação
Companhia de teatro Xekmat usa o Facebook

“A ideia surgiu de conversas online com outros contadores de diversos estados e regiões do Brasil. Pensamos em como poderíamos ajudar, não realizando eventos presenciais, mas liberando contações pela internet”, relata Amaury Oliveira, um dos idealizadores do Encontra Conto e fundador da companhia de teatro Xekmat, de Santa Bárbara. As apresentações do grupo podem ser acessadas pela página da companhia no Facebook.

Mas as expressões disponíveis na web são bastante variadas, A atriz Mariane Mirandola, criadora da palhaça Churaskinho, levou humor para as redes neste momento de confinamento involuntário. Suas lives foram ao ar no último sábado, mas devem se repetir em breve. “Eu acredito muito na transformação que a arte trás e o humor em si te permite chegar com mais facilidade nas pessoas. Está todo mundo tentando se mexer de alguma maneira para ficarmos bem”, ressalta Mariane.

A atriz ainda prevê a importância dessas ações ao final deste período de quarentena. “Acredito que teremos um pós muito pesado e arte entra para isso, para aliviar o peso que uma realidade absurda nos trás. O que puder fazer, agora online e depois ao vivo, farei”, avisa. Os vídeos de Mariane podem ser vistos no Instagram da atriz (@mirandolamari).

MPB. Pelo Brasil, as principais ações online em razão do Coronavírus, vêm do mundo da música. E aqui na região não está sendo diferente. Na noite de domingo, o cantor Cícero Edno, de Nova Odessa, permaneceu durante uma hora na web cantando e tocando sucessos da MPB (Música Popular Brasileira) a pedido do público.

“A ideia veio de outras iniciativas semelhantes de outros artistas e dos pedidos dos amigos”, conta Edno. “Alguém já disse que a arte existe pra que a vida não nos mate. Penso que seja esta a nossa responsabilidade social: ser um pouco de água para ajudar os outros a engolir a árida vida, sobretudo nesse momento em que temos que nos manter distantes”, pondera.

As próximas apresentações serão anunciadas em breve, na página do artista.

Publicidade