17 de abril de 2024 Atualizado 23:47

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Teatro

Em janeiro, foco das produções é o público infantil

Enquanto alguns espaços culturais aproveitam o mês de janeiro para se preparar para o ano, outros apostam em espetáculos infantis para lotar a plateia

Por Danilo Reenlsober

11 de janeiro de 2020, às 08h34 • Última atualização em 11 de janeiro de 2020, às 08h35

Uma rápida pesquisada nas programações dos espaços culturais da RPT (Região do Polo Têxtil) evidencia um fato: janeiro é o mês com menos atrações e espetáculos. A explicação, no entanto, é bastante simples: esse período é utilizado pelos artistas para um momento de descanso e para que os teatros passem por manutenções. Ao mesmo tempo, há quem aproveite as férias escolares para promover atrações específicas e lotar a plateia.

Para muitos, janeiro é o mês utilizado para recarregar as energias depois de um período de intensa produção cultural, como aponta Carlos Justi, diretor do Fábrica das Artes, em Americana. “Paramos [em janeiro] porque o ano todo é muito intenso, já que em dezembro finalizamos as aulas e realizamos as apresentações dos alunos”, explicou. “Isso acontece com a maioria das companhias do país, por isso é um mês mais ‘parado’ na oferta de produtos teatrais”, ressalta.

Foto: Divulgação
“Galinha Pintadinha” é uma das atrações do Teatro Iguatemi em janeiro

Já no caso do Teatro Municipal Lulu Benencase, que também não tem programação neste mês, o momento é utilizado para as férias coletivas dos funcionários, além das manutenções e reformas necessárias. “É o melhor momento para as manutenções que esses espaços culturais necessitam, pois entre fevereiro e dezembro não dá para fazer”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani.

Justi confirma. “Durante o ano estamos sempre com apresentações e com o espaço ocupado. É em janeiro que a gente pinta uma parede, troca alguma coisa elétrica que não está funcionando”.

Crianças

Mas claro que em toda regra há uma exceção. O Teatro Iguatemi, em Campinas, por exemplo, aposta numa agenda cheia em janeiro e começo de fevereiro, principalmente com atrações infantis, o grande foco desta época do ano.

A ideia, de acordo com Douglas Nascimento, sócio-diretor do teatro, é aproveitar o movimento do shopping combinado com o período de férias escolares. “Já que as crianças estão de férias, [as peças infantis] ajudam a movimentar o teatro”.

Só em janeiro, o espaço campineiro deve receber espetáculos de “A Bela e a Fera”, “O Show da Luna” e da “Galinha Pintadinha”, além de algumas apresentações adultas como Tom Cavalcanti e shows em tributo ao Queen e Elvis Presley.

Publicidade