20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura na região

Virada SP Online de Santa Bárbara terá Karol Conka

Evento promovido pelo governo estadual está marcado para o dia 5 de dezembro e também terá shows de grupos locais; programação será ao vivo

Por Isabella Holouka

14 de novembro de 2020, às 11h10 • Última atualização em 14 de novembro de 2020, às 11h11

O show de Karol Conka e o concurso de violeiros serão transmitidos do Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista - Foto: Kely Kachimare

A Virada SP Online em Santa Bárbara d’Oeste terá Karol Conka como atração principal. O evento já tradicional na cidade inicia às 16 horas do dia 5 de dezembro e segue até 2h do dia seguinte. Toda a programação será transmitida ao vivo pelo site www.culturaemcasa.com.br.

Além da rapper, neste ano o público poderá acompanhar o Concurso de Viola Caipira e shows de artistas locais como a Orquestra Barbarense de Violas – Canta a Natureza, Banda da Ciclovia, Electro Rock, Banda SP 304, Banda SKA7 e Banda GTC – Gettin´the Crime.

Tanto o show de Karol Conka quanto o concurso serão transmitidos da capital paulista, do Teatro Sérgio Cardoso. Já as atrações locais terão gravação e transmissão do Teatro Municipal Manoel Lyra, em Santa Bárbara.

O Concurso de Viola Caipira consiste na seleção e premiação de violeiros do Estado de São Paulo, sendo que cada participante enviou um vídeo contendo uma performance solo em que demonstra sua capacidade e qualidade técnica enquanto instrumentista, além das informações e documentações solicitadas na inscrição online. Foram selecionados 50 violeiros, que receberam uma primeira premiação e continuaram aptos a participarem da votação popular online.

O vídeo do violeiro mais votado receberá o prêmio do público e os 10 mais bem pontuados participarão da edição barbarense da Virada SP Online. Os três melhores violeiros do Estado, apontados por um júri especializado, receberão prêmios variando de R$ 15 mil a R$ 2,5 mil.

Secretário de Cultura e Turismo, Evandro Félix ressalta que neste ano Santa Bárbara conquistou o título “Capital Cultural do Estado de São Paulo” e três grandes programas culturais do Governo do Estado de São Paulo.

Além da Virada, o município receberá ainda neste ano o Tradição SP Online – projeto que contempla a difusão virtual de festas, celebrações, festivais, feiras e eventos culturais que são tradição do calendário local.

ATRAÇÕES LOCAIS. Presente em viradas culturais e uma grande diversidade de festas populares, não só em Santa Bárbara, mas em várias cidades do Estado, a Orquestra Barbarense de Violas apresenta instrumentos diversos com a predominância da música sertaneja raiz e do cancioneiro popular brasileiro. O show inclui canções conhecidas do público, chamando a audiência, e de autores barbarenses, contemplando a cultura local. Também há contação de causos elaborados especialmente para os shows, com a finalidade de divertir a plateia.

Em seus shows, a Banda da Ciclovia utiliza a energia do público, que pedala bicicletas para gerar energia elétrica para instrumentos e amplificadores.

A Banda Electro Rock, tem a intenção de reviver grandes clássicos, inspirando-se em grupos como Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, Queen, Creedence, Black Sabbath, Led Zeppelin e também nos clássicos brasileiros, como Legião Urbana e Titãs.

O rock nacional dos anos 60, 70 e 80 fizeram da Banda SP 304 uma referência na região, muito relacionada aos flashbacks e aos momentos românticos.

Por sua vez, a Banda Ska7 tem como ideia principal transformar grandes clássicos do rock, pop, reggae e até da música instrumental em ska, um ritmo dançante e alegre, graças à levada exclusiva e o trio de metais formado por trombone,trompete e sax.

Publicidade