19 de abril de 2024 Atualizado 15:26

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Acordes

Violonistas homenageiam grandes nomes da música erudita em live

Apresentação do grupo “Violões Artes Trio” será nesta terça-feira pelo Facebook

Por Natália Velosa

20 de outubro de 2020, às 09h19 • Última atualização em 20 de outubro de 2020, às 16h10

Nesta terça-feira (20), às 19h, os violonistas que compõem o grupo “Violões Artes Trio” realizará uma apresentação em formato de live para o público de Americana e região, trazendo algumas obras que marcam sua trajetória musical.

A transmissão será realizada no endereço: https://www.facebook.com/institutolumiarte e duração está prevista para 50 minutos.

O programa evidencia os grandes compositores do universo das salas de concerto. Entre as obras executadas estão a música galante de Leonard Von Call e o gingado dos ritmos latinos do cubano Ernesto Lecuona. O repertório também inclui clássicos como a ópera “O Rigoletto”, de Giuseppe Verdi, e a “Serenata”, de Franz Schubert, além da valsa Danubio Azul, de Johann Strauss.

Pedro Cameron, Priscila Giusti e Welton Nadai compõem a formação atual do trio – Foto: Dayball Bernardo / Divulgação

A live desta terça-feira integra projeto com uma série de apresentações que vinha sendo realizada presencialmente em cidades do interior paulista. Com a pandemia, os recitais migraram para o universo virtual. A live de hoje tem parceria com a Prefeitura de Americana e a Casa de Cultura Hermann Müller.

Sobre o Trio. Com estreia em 2010, sendo a formação atual com Pedro Cameron, Welton Nadai e Priscila Giusti, o trio vem inserindo obras originais e arranjos irreverentes nas apresentações pelas salas de concerto.

Do seu repertório constam obras escritas originalmente para trio de violões, bem como transcrições e arranjos especialmente elaborados que navegam por diversos compositores e períodos da música, atravessando entre o popular e o erudito para formar um programa agradável sobretudo ao público não habituado a ouvir música erudita e menos acostumado às salas de concerto.

O trabalho dos violonistas do “Violões Arte Trio” inclui desde recitais em salas de concertos e teatros até circuitos de formação de público para música erudita, realizados em escolas, universidades e instituições de caridade.

*Estagiária sob supervisão de Valéria Barreira

Publicidade