18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

23ª edição

Via Crucis se reestrutura e vai oferecer oficinas e debates pelas redes sociais

Espetáculo Via Crucis adapta a programação para o meio virtual e convida para oficinas e debates abertos à população; programação online segue até o final do ano

Por Isabella Holouka

13 de setembro de 2020, às 09h48

Dar continuidade ao que foi feito até aqui. Este é o objetivo da nova programação do espetáculo Via Crucis, que em seu 23º ano de realização prevê oficinas e debates abertos ao público, realizados ao longo dos próximos meses pelas redes sociais.

A equipe estava envolvida na criação e nos ensaios para a apresentação, que teria ocorrido em abril, quando foi interrompida pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Sem poder levar a apresentação aos palcos, organização do Via Crucis vai oferecer oficinas e debates abertos ao público – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

São cerca de 200 pessoas envolvidas no espetáculo, entre elenco, produção e montagem. As atividades presenciais precisaram parar, e o grupo passou a estruturar ações que pudessem manter o Via Crucis presente no calendário e na vida do barbarense.

As três últimas edições foram disponibilizadas no YouTube, ainda no mês de abril. Na última semana as oficinas “Direção artística” e “Corpo – Um território livre” tiveram início e continuam recebendo inscrições.

“A inovação sempre esteve presente na história do Via Crucis. Neste momento em que novos olhares sobre a vida em comunidade são tão necessários, nos vimos diante de uma possibilidade para fomentar o fazer cultural”, diz Paula Martim Guimarães, proponente e assessora de imprensa do espetáculo, ao LIBERAL.

A programação é aberta e gratuita, atendendo tanto ao público comum quanto a quem tem interesses profissionais na arte da atuação. As oficinas práticas são ministradas por profissionais da área, membros da equipe do espetáculo e têm as datas divulgadas na página do Via Crucis no Facebook e no Instagram.

Além disso, a programação inclui ainda seis videoaulas de teatro, sendo cinco para crianças e sete lives-encontros com profissionais, criadores e talentos revelados no espetáculo, aproximando o público do fazer cultural.

“É uma forma de estimulá-los a olharem para a arte e, quem sabe, encontrarem uma possibilidade de formação ou profissionalização, assim como já aconteceu com integrantes do espetáculo em anos anteriores”, explica Paula.

Para o diretor Otávio Delaneza, a programação é uma oportunidade para as pessoas compreenderem os processos por detrás da realização de um espetáculo como o Via Crucis.

“As oficinas vêm justamente para dar uma continuidade ao trabalho. Com isso, as pessoas podem ter contato com os bastidores do espetáculo, que é muito interessante. O público vê o espetáculo pronto e não tem acesso à montagem, produção, cenografia, figurino, maquiagem, processos para chegarmos aos resultados”, comenta.

“A oficinas são abertas a qualquer pessoa que se interesse por arte, pelo Via Crucis, por teatro. Acho que é uma oportunidade de todos estarem atentos para esse momento de reintegração”, completa.

As datas das atividades ainda não foram completamente definidas e devem ser divulgadas nas redes sociais. As inscrições são feitas pelos perfis @espetaculoviacrucis no Facebook e no Instagram.

A 23ª edição é uma realização do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Também conta com a produção cultural de 3 Marias e o apoio da iniciativa privada regional.

Publicidade