28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura na região

Teatro Manoel Lyra completa 26 anos neste sábado com apresentação do Coral Municipal

Transmissão pelas redes sociais da prefeitura também terá depoimentos de pessoas que possuem vivências no Teatro Municipal de Santa Bárbara

Por Isabella Holouka

26 de junho de 2021, às 08h29

O Teatro Municipal de Santa Bárbara d’Oeste completa 26 anos neste sábado (26). Inaugurado em 26 de junho de 1995, um dos maiores espaços culturais da região recebe o nome de um pioneiro do teatro no interior paulista: Manoel Lyra, artista barbarense que dedicou sua vida à arte dramática de forma apaixonada e incansável.

Uma apresentação do Coral Municipal de Santa Bárbara d’Oeste será transmitida pelas redes sociais do Município para celebrar a data, a partir das 18 horas. A transmissão também contará com depoimentos de pessoas que possuem vivências com o Teatro Municipal.

Mais de 45 mil pessoas prestigiam apresentações no Teatro Municipal todos os anos; foto mostra o público antes da pandemia – Foto: Arquivo – Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste

“Passamos por um momento desafiador e difícil, em que todos os eventos foram impossíveis de ocorrer daquela forma natural que estávamos acostumados. Diante disso, com esta janela de tempo, estamos cuidando com todo o carinho do nosso Teatro, com ações que não eram realizadas desde sua inauguração. Logo, todos os barbarenses, todos os amantes da arte, poderão frequentar um novo espaço, com toda a segurança”, comentou o prefeito Rafael Piovezan em nota divulgada à imprensa.

O Teatro Municipal “Manoel Lyra” é palco de diversas manifestações culturais, com apresentações de teatro, dança, shows musicais, palestras, workshops, orquestras, entre outros. Por ano, mais de 45 mil pessoas prestigiam apresentações na sala de espetáculos barbarense. O local tem capacidade para 596 pessoas, sendo 584 poltronas, seis poltronas para obesos e seis lugares para cadeirantes, contando com 4 camarins (2 superiores e 2 inferiores), palco italiano com 12 metros de boca e 9 metros de profundidade, além de uma excelente acústica.

Desde 2020, a Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste vem promovendo manutenções no equipamento. Segundo a pasta, as ações são executadas neste momento, considerando as restrições impostas pela pandemia, para que o fechamento do Teatro impacte de maneira sútil e rápida na programação de apresentações e, no futuro, vislumbrando a normalidade, para que o público e seus locatários possam contar com espaços altamente qualificados.

O piso do palco do Teatro Municipal “Manoel Lyra” foi substituído por assoalho com sistema de amortecimento que possibilita uma experiência mais satisfatória aos artistas, e as substituições das poltronas e carpete dão sequência ao projeto executado no espaço. A sala de espetáculos também acaba de receber a substituição de parte do forro lambril e é preparada a higienização completa das paredes internas.

Publicidade