25 de abril de 2024 Atualizado 11:06

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Em Americana

Teatro Fábrica das Artes comemora 19 anos com sarau online

Espaço produz e sedia eventos culturais de caráter popular desde que se instalou numa antiga fábrica em Americana

Por Isabella Holouka

21 de junho de 2020, às 08h25 • Última atualização em 22 de junho de 2020, às 10h43

A falta de um espaço para ensaiar foi o que uniu as companhias de teatro americanenses GTT (Grupo Teatral Talento) e Macamã Arte e Cultura no ano 2001. O dilema deu origem à Fábrica das Artes, que no próximo final de semana realiza um sarau online em comemoração aos 19 anos.

No início, a ideia era criar um espaço para ensaios, mas depois o projeto foi além, conforme contou ao LIBERAL nesta semana o ator, produtor e um dos fundadores do Fábrica das Artes, Carlos Justi.

O ator e produtor Carlos Justi é um dos fundadores do Fábrica das Artes e está à frente do espaço – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

O espaço na Rua Cícero Jones, na Vila Rehder, era uma fábrica de tecidos desativada. “Em junho de 2001 inauguramos, já com uma estrutura básica de luz, de som e arquibancada que está lá até hoje. Não tinha palco, não tinha piso, não tinha um monte de coisas, mas já começamos a pensar e a trabalhar”, lembra Justi.

Foram inúmeras apresentações ao longo do tempo, com diferentes projetos, festivais, mostras e oficinas.

O espaço tem o objetivo de ser um facilitador cultural, por meio da criação de oportunidades para os artistas, americanenses ou não, produzindo e sediando eventos culturais de caráter popular. Além disso, oferece formação continuada em teatro. Ao final, os alunos se apresentam com espetáculo e produção completa.

COMEMORAÇÃO
No sábado (27), o espaço cultural promove um sarau online em comemoração ao aniversário e convida os artistas interessados ao envio de vídeos curtos para a exibição ao vivo durante o evento. A apresentação será às 20 horas, no canal do Fábrica das Artes no YouTube. Mais informações estão disponíveis no site fabricadasartes.art.br.

INCENTIVO CULTURAL
Com relação à Lei Aldir Blanc, que aguarda a sanção do presidente Jair Bolsonaro e pode destinar R$ 6,6 milhões em recursos para a região, Carlos comenta sobre a importância de que a verba chegue aos artistas e espaços que estão precisando de apoio.

“Essa é a expectativa que temos com relação a essa lei e outras que possam surgir ao longo do tempo”, disse.

O Fábrica das Artes está com o espaço físico fechado desde o início da pandemia do novo coronavírus, adaptando os cursos ao sistema EAD (Ensino a Distância).

Podcast Além da Capa
O mais festejado dos cinco títulos mundiais da seleção brasileira? A resposta é subjetiva, depende da percepção de cada um. Independentemente disso, a conquista da Copa do Mundo de 1970, no México, completa 50 anos sem ter ameaçado seu lugar no Olimpo do futebol. O ambiente de Americana naqueles dias de junho pauta essa edição do Além da Capa. O editor Bruno Moreira conversa com o repórter Rodrigo Alonso, além de contar com a contribuição de convidados.

Publicidade