28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura na região

Sectur de Americana empossa diretoria do Condepham

Conselheiros foram unânimes para a permanência da atual diretoria, tendo como presidente Diego Bernardo

Por Isabella Holouka

19 de abril de 2021, às 20h45 • Última atualização em 19 de abril de 2021, às 20h48

A Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) de Americana divulgou nesta segunda-feira (19) a posse da nova diretoria do Condepham (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Americana), que será válida para os próximos dois anos.

Seguindo decreto municipal e regimento interno, os conselheiros aprovaram com unanimidade a permanência da atual diretoria, tendo como presidente Diego Bernardo, vice-presidente Claudia Rodrigues de Lucas, primeiro secretário Deoclécio Antônio de Souza e segundo secretário Helinton Escorpeli. A decisão, em reunião online com o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani, foi tomada na semana passada.

secretário-fernando-giuliani – Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação

Além da posse, o secretário Fernando e os conselheiros discutiram sobre a existência desde 2013 de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), entre a Prefeitura Municipal e a RUMO Logística, para a duplicação do viaduto do Gallo e a oportunidade de realizar as obras do local com recursos da empresa. De acordo com o TAC, a obra é de muita importância ao município e necessária para desafogar o trânsito do local.

O conselho também indicou, por unanimidade, Morgana Bellan, para o recebimento do Prêmio Destaque do Patrimônio Histórico, pelos serviços prestados junto ao Condepham e pela causa que desenvolve junto a conservação do patrimônio histórico do bairro Carioba.

Fernando Giuliani falou sobre os andamentos das obras de restauro que estão sendo feitas na Estação Cultura e a obra de perfuração e sondagem dos alicerces na Casa de Cultura Hermann Muller, em Carioba.

“Elas começaram na administração do ex-prefeito Omar Najar, o prefeito Chico Sardelli abraçou o projeto e está dando continuidade. Na próxima semana, a empresa contratada para o levantamento estrutural da Casa Hermann deve entregar o laudo com ART, sobre a atual condição do patrimônio e, paralelamente, estão sendo captados recursos financeiros para a realização do projeto de restauro, aprovado via Proac. Estamos estudando um projeto de cultura e entretenimento, voltado para jovens e adultos, para o espaço da Casa Hermann Muller e estamos em tratativa, junto ao prefeito Chico Sardelli, para a busca de recursos, visando o restauro do Museu de Salto Grande”, afirmou o secretário em nota divulgada à imprensa.

Publicidade