17 de abril de 2024 Atualizado 13:53

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Santa Bárbara

São Paulo Companhia de Dança se apresenta no Teatro Manoel Lyra neste sábado

Programa da apresentação conta com obras de repertório clássico; confira o protocolo de segurança

Por Isabella Holouka

18 de dezembro de 2020, às 16h11

Amantes do teatro e da dança têm neste sábado (19), às 19 horas, a oportunidade de matar as saudades do Teatro Municipal “Manoel Lyra”, em Santa Bárbara d’Oeste, com apresentação da São Paulo Companhia de Dança.

A programação comemora os 202 anos da cidade, completados no último dia 4. A entrada é gratuita e limitada a 230 lugares, que serão ocupados por ordem de chegada dentro dos protocolos de distanciamento estabelecidos pelo Plano São Paulo, elaborado pelo Governo do Estado.

Os ingressos poderão ser reservados a partir das 10 horas do mesmo dia da apresentação, no link divulgado nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Turismo, pelo Facebook /culturasbo e Instagram @culturasbo.

São Paulo Companhia de Dança – Foto: Rodolfo Dias Paes

A SPCD, corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, é gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, que é doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora.

O programa iniciará com a peça “Carnaval em Veneza”. Criada originalmente sob inspiração de temas da peça “Carnavale di Venezia” (Op. 10), de Niccolò Paganini, a obra integra o repertório clássico de grandes companhias. Esta versão traz para a cena uma coreografia clássica vibrante e virtuosa, que remete aos bailes de máscaras da Europa do século XVII.

Na sequência, de acordo com o programa, será a vez de “Pas de Deux de Esmeralda” (2020), assinada por Duda Braz, inspirada na obra de Marius Petipa (1818-1910) a partir do original de Jules Perrot (1810-1892).

Inspirado no livro Notre-Dame de Paris, escrito em 1831 por Victor Hugo (1802-1885), Esmeralda conta a história de uma cigana que se apaixona por Phoebus, um oficial da guarda francesa, na Paris do século XV, e comemoram a liberdade e possibilidade de viver o amor.

Encerra a noite a obra “Aparições”, de Ana Catarina Vieira, com elenco de intérpretes que já convivem entre si na vida pessoal. Esta primeira criação da coreógrafa para a Companhia é inspirada nas obras de Candido Portinari (1903-1962), César Guerra-Peixe (1914-1993) e nas danças populares do nordeste do Brasil. O trabalho evoca imagens do País de maneira poética e com muita liberdade criativa.

A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais.

Criada em 2008, já foi assistida por um público superior a 762 mil pessoas em 17 diferentes países, acumulando ainda mais de 30 prêmios nacionais e internacionais.

PLANO DE AÇÃO

A apresentação talvez seja a primeira programação cultural presencial e gratuita no município desde o início da pandemia, embora o Teatro Municipal Manoel Lyra esteja em funcionamento desde o mês passado, confirma o secretário de Cultura e Turismo Evandro Félix.

São Paulo Companhia de Dança – Foto: FernandaKimayr

A secretaria estabeleceu um plano de ação para a retomada das atividades locais em consonância com as medidas de prevenção à disseminação da Covid-19, estabelecidas no protocolo sanitário do Plano São Paulo.

A capacidade de público foi reduzida para 40% do total de acomodação. Medidas de distanciamento foram adotadas na plateia, como o bloqueio de duas poltronas laterais e das poltronas que cercam assentos reservados à frente e atrás. É obrigatório acomodar-se na poltrona marcada no ingresso.

Além disso, é obrigatório o uso de máscaras, aferição de temperatura e higienização com álcool gel nas dependências do Teatro Municipal Manoel Lyra, inclusive pelos artistas nas áreas de camarins. A conferência de ingressos acontece de forma visual, sem contato manual por parte do atendente.

No caso de familiares e habitantes de uma mesma residência, com máximo de 2 pessoas, a distância mínima entre eles não será aplicável, desde que possuam poltronas conjugadas, demarcadas de acordo com o mapa de plateia vigente. Todavia, eles deverão respeitar a distância mínima de segurança em relação aos demais presentes.

Os pedidos na bomboniere poderão ser realizados antecipadamente ou por meio da leitura de Códigos QR disponíveis no hall de entrada. A retirada deve ser realizada na própria bomboniere e o pagamento efetuado em dinheiro na entrega dos produtos.

É proibida a participação de pessoas da plateia no palco durante a apresentação, bem como fotos com artistas.

A programação prevê intervalo suficiente entre sessões para higienização completa de todos os ambientes.

Publicidade