19 de abril de 2024 Atualizado 15:20

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

DO ESTADO

Santa Bárbara conquista título de “Capital Cultural” e Virada SP Online

Apenas 24 municípios levam o título e, com ele, a cidade terá o evento ainda em 2020

Por Isabella Holouka

26 de outubro de 2020, às 18h55 • Última atualização em 27 de outubro de 2020, às 08h09

Santa Bárbara d’Oeste recebeu o título de “Capital Cultural do Estado de São Paulo” nesta segunda-feira (26) e será sede da Virada SP Online, do governo estadual, realizada ainda neste ano na Plataforma #CulturaEmCasa.

O secretário de Cultura e Turismo Evandro Felix atribui o título ao empenho da Administração Municipal para fazer da cidade uma referência em cultura.

Em 2019, mesmo não tendo sido contemplada pelo Governo do Estado, a Prefeitura realizou a Virada Santa Bárbara com recursos próprios – Foto: Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste-Divulgação

Ele cita o fomento artístico e democrático, com a capacitação dos artistas e produtores para a participação nos editais, ações de fortalecimento das câmaras setoriais, construção e revitalização de novos espaços culturais e eventos que valorizam o artista barbarense.

“Lançamos o Edital de Credenciamento de Artistas no valor de R$ 154 mil e contratamos mais de 15 oficinas culturais online, além da realização do Festival Palco Aberto, totalizando um público de 33.618 pessoas alcançadas dentre as 21 apresentações artísticas exibidas em plataforma virtual”, argumenta ainda o secretário, com relação à atuação da Secretaria junto ao Conselho Municipal de Política Cultural, câmaras setoriais e artistas no período de calamidade pública em função da pandemia.

Neste ano o Governo Estadual selecionou apenas dois municípios por região administrativa para a realização da Virada SP Online. Além de Santa Bárbara, estão na lista Araçatuba, Batatais, Bauru, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Indaiatuba, Itapetininga, Marília, Mauá, Peruíbe, Presidente Prudente, Rio Grande da Serra, São José do Rio Preto, Sertãozinho e Votuporanga.

Em 2019, mesmo não tendo sido contemplada pelo Governo do Estado, a Prefeitura realizou a Virada Santa Bárbara com recursos próprios, garantindo as 24 horas de programação ininterrupta atendendo ao apelo popular.

“A Virada já faz parte do calendário de eventos municipal, sendo aguardada com expectativa pelo público e artistas. Principalmente neste momento de enfrentamento da pandemia, a necessidade de ações culturais tem sido ainda mais expressiva, bem como o apoio a artistas por meio da contratação de suas obras”, completou Evandro.

Publicidade