23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Projeto para restauração da casa Casa Hermann Müller é aprovado

Projeto para restauração é aprovado pelo Proac e agora aguarda patrocinadores para começar a ser elaborado

Por Isabella Holouka

05 de julho de 2020, às 09h13 • Última atualização em 05 de julho de 2020, às 09h59

O Proac (Programa de Ação Cultural) do Estado de São Paulo aprovou a elaboração de um projeto de restauro para a Casa Hermann Müller, imóvel histórico no bairro Carioba, em Americana. Ele será realizado pela OES Engenharia e Construções LTDA ao custo de R$ 369,5 mil.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo Fernando Giuliani, a elaboração do projeto para restauração é apenas a primeira fase para a revitalização do espaço. De acordo com ele, a OES Engenharia começa a trabalhar quando a captação de recursos chegar a 30% do valor total aprovado pelo Proac.

Casa Hermann – Foto:

“O projeto é a parte principal, é caro e precisa ser feito. [A empresa] não cobrou nada da prefeitura. É um projeto de risco deles e quem vai pagar são os investidores através do Proac”, disse Giuliani.

Ele prevê a elaboração de um memorial historiográfico e outro voltado para a situação atual do imóvel, descrevendo o restauro. Inclui ainda projeto arquitetônico com levantamento métrico cadastral, restauro, paisagismo e projetos complementares.

A contrapartida é o fomento ao turismo e visitas monitoradas, além da criação de material de divulgação do projeto e do patrimônio do imóvel, responsabilidades da empresa.

“É um longo caminho, mas precisamos começar, não tem jeito. Se esse projeto for captado bem rápido, neste ano ainda, no próximo entramos com outro projeto no Proac para as obras”, acrescenta o secretário.

“Ficamos pelo menos um ano elaborando e preparando o texto aprovado pelo Proac. Faremos a captação dos recursos no limite que foi aprovado. Nesta semana estamos dando sequência a isso. Temos um prazo de captação de recursos até dezembro de 2021 e, para a elaboração do projeto, até dezembro de 2022”, explica Alberto Streb, sócio-proprietário da OES Engenharia e Construções.

O Proac funciona por meio de patrocínios e renúncia fiscal. Com o projeto aprovado, a OES Engenharia e Construções e a Sectur podem solicitar patrocínio às empresas, que recebem descontos no imposto devido.
Qualquer empresa pode ser patrocinadora via Proac ICMS, bastando ser contribuinte deste imposto e estar em dia com suas obrigações fiscais.

“Estamos procurando empresários com interesse em investir impostos neste projeto”, convocou o secretário.

HISTÓRIA
A Casa Hermann Müller foi construída no início do século passado e tem como referência a arquitetura germânica do mesmo período.
São dezenas de cômodos, incluindo porão e sótão, com pé direito alto e grandes portas e janelas. A casa também tem um mirante para
paisagem natural.

Hermann Müller foi um importante empresário que comprou em leilão a Fábrica de Tecidos Carioba.

O projeto de recuperação do imóvel com o seu nome tem como objetivo divulgar a cultura da época em que foi construído e cita a notabilidade regional de Carioba, que teve importante participação no desenvolvimento econômico e social da região.

Podcast Além da Capa
Por quais razões a recomendação de manter o isolamento social permanece como a maneira mais difundida no combate ao novo coronavírus, mesmo com mais de 100 dias de quarentena e com a retomada da produção econômica em curso?

Publicidade