28 de março de 2024 Atualizado 13:49

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Hortolândia

Projeto online apresenta compositoras brasileiras de diferentes gerações

"Mulheres em Foco" é uma iniciativa das musicistas Regina Lima e Lilian Cueto; apresentação será às 11h de domingo

Por Isabella Holouka

13 de março de 2021, às 08h54 • Última atualização em 13 de março de 2021, às 08h55

As musicistas Regina Lima e Lilian Cueto apresentam “Mulheres Em Foco” neste domingo (14), às 11h, no canal da Secretaria de Cultura de Hortolândia no Youtube. O projeto é um dos contemplados com recursos da Lei Federal Aldir Blanc no município.

De acordo com a saxofonista Regina Lima, que toca na Banda Municipal de Hortolândia, ela e a pianista Lilian Cueto se conheceram há oito anos em um conservatório musical. Desde então, já tocaram juntas em várias ocasiões. 

Musicistas se conheceram há oito anos em um conservatório musical e já tocaram juntas em várias ocasiões – Foto: Prefeitura de Hortolândia – Divulgação

Na pandemia, as musicistas decidiram estudar a obra de grandes cantoras e compositoras brasileiras de diferentes gerações. O resultado é o projeto “Mulheres Em Foco”. 

“Na apresentação, tocamos músicas das artistas que estudamos. Além disso, faço comentários sobre a vida e a obra de cada uma delas”, explica Regina.

Regina e Lilian fazem um breve passeio por diferentes gêneros musicais. Dentre as artistas estudadas por elas está a compositora e maestrina carioca Chiquinha Gonzaga (1847-1935), de quem elas tocarão o choro “Atraente”. 

Outro destaque é o samba-canção “A Noite do Meu Bem”, de Dolores Duran (1930-1959), que foi uma das principais intérpretes do gênero. Mais uma artista consagrada do samba que as musicistas estudaram é Ivone Lara, de quem tocarão uma de suas músicas mais conhecidas, “Sonho Meu”. 

O repertório inclui ainda as músicas “Ouça”, de Maysa, artista que se notabilizou uma das grandes vozes da Bossa Nova, “O Sucesso da Zefinha”, de Anastácia, uma das principais artistas do forró, e “Feminina”, de Joyce Moreno, uma das artistas brasileiras cuja obra é reconhecida no cenário internacional.

Publicidade