27 de fevereiro de 2021 Atualizado 00:17

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura na região

Projeto Guri abre 119 vagas nos três polos da região

Sumaré é a cidade com mais vagas, 62, nos cursos de coral, cordas, madeiras, metais e percussão; inscrições começam dia 25

Por Isabella Holouka

20 jan 2021 às 07:49 • Última atualização 20 jan 2021 às 10:17

Está programado para o início da próxima semana, entre segunda e terça-feira (26), o início da temporada de matrículas do Projeto Guri, que tem três polos na RPT (Região do Polo Têxtil), em Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa e Sumaré.

O projeto tem como foco crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos. Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos.

O projeto tem como foco crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos; é necessário estar regularmente matriculado em uma escola – Foto: Gustavo Morita / Divulgação

Serão oferecidas 119 vagas nas cidades da região. Em Santa Bárbara são 12 vagas, disponíveis nos cursos de coral, teclado ou piano e violão.

Em Nova Odessa as 45 vagas estão divididas nos cursos de coral, cordas agudas, cordas graves e iniciação musical.

Já em Sumaré as 62 vagas são para os cursos de coral, cordas agudas, cordas graves, madeiras, metais e percussão.

Para cada curso há uma faixa etária mínima para ingresso, que varia entre 6 e 14 anos. As faixas etárias indicam as idades apropriadas para o início em cada curso considerando aspectos pedagógicos e de estrutura física, relacionados ao desenvolvimento cognitivo, de maturidade muscular, tonicidade, coordenação motora fina, entre outros.

As aulas terão início a partir do dia 1º de fevereiro e, independentemente do retorno presencial, alunos e alunas terão acesso à conteúdos por meio da plataforma de ensino a distância.

O retorno presencial deverá ocorrer de maneira progressiva, atendendo à deliberação do Governo do Estado de São Paulo e à autorização prévia de cada uma das cidades. As famílias receberão as informações necessárias com antecedência, cientes de que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, visando a saúde e o bem-estar dos Guris, familiares e comunidade.

O Projeto Guri é mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Ao todo são 18.271 vagas para 30 cursos gratuitos de música. Todas as informações sobre os polos e cursos podem ser acessadas no site do projeto www.projetoguri.org.br.

Inscrições
Para ingressar no Projeto Guri basta ter entre 6 e 18 anos incompletos e estar regularmente matriculado na escola. Além de online, as inscrições ocorrem simultaneamente para os polos de ensino do interior e litoral de São Paulo. O formulário de inscrição é simples e poderá ser preenchido a partir de qualquer plataforma, celular IOS ou Android, tablet, computador.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Para fazer a inscrição, o responsável deve acessar o link www.projetoguri.org.br/matricula2021 e preencher as seguintes informações: Identidade do aluno ou da aluna (nome completo, data de nascimento e número do RG ou certidão de nascimento); endereço; informar se pertence ao grupo de risco da Covid-19; informar se o aluno ou aluna possui deficiência auditiva; telefone para contato; e-mail (opcional); escola em que estuda; identidade do responsável (nome completo, número do RG, telefone e e-mail); informar o polo de interesse; informar o curso de interesse (1ª e 2ª opção); ler (a assinalar ciência) nos avisos de autorização do uso de imagem e Lei Geral de Proteção de Dados.

Após o preenchimento, clicar em ‘enviar’ para que seja gerado o número de protocolo referente ao processo. Posteriormente, a coordenação do polo escolhido entrará em contato com o responsável, confirmará a matrícula no curso indicado e fornecerá instruções para o envio dos documentos.

Publicidade