08 de agosto de 2020 Atualizado 20:21

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Fundação Romi

Projeto de folclore com atividades online recebe inscrições até o dia 15

Estação Cultural está recebendo propostas de interessados em participar da iniciativa com projetos dentro do tema

Por Isabella Holouka

05 jul 2020 às 09:38 • Última atualização 05 jul 2020 às 09:59

A Estação Cultural da Fundação Romi, de Santa Bárbara d’Oeste, recebe, de 4 até 15 de julho, propostas para realização de atividades culturais online com o tema folclore. Os interessados devem enviar email para estacaocultural@fundacaoromi.org.br com detalhes da atividade que pretendem executar.

A iniciativa tem como objetivo marcar o Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto. “A proposta em realizar atividades de forma online com a temática folclore, é um meio de fortalecer esta vertente cultural tão importante”, explica o superintendente da Fundação
Romi Vainer Penatti.

Segundo ele, o projeto também fomenta a economia criativa e a geração de renda. “É uma oportunidade para que os criativos tenham um espaço, mesmo que no ambiente virtual, para continuarem mostrando seu trabalho”, completa.

Desde o início do distanciamento social, o espaço plural e multicultural adaptou suas atividades para o mundo virtual, e vem oferecendo oficinas culturais e realizando lives com convidados para bate papo na área de artes. “Vimos a necessidade em nos reinventar perante o cenário, para que assim conseguíssemos continuar com nossas ações”, completa.

ATIVIDADES
As propostas culturais com o tema folclore podem ser oficina cultural, contação de história, música, cantigas de roda, resgate de brincadeiras de rua, confecção de brinquedos, danças, entre outras.

“Após o recebimento das propostas será feita uma análise pelo Comitê Técnico da Estação Cultural”, fala a assistente cultural Natália Fernandes Rocha. Segundo ela, é importante que o email contenha informações precisas.

POPULAR
Folclore é uma palavra que deriva do inglês folklore, que une os radicais “folk” = povo, e “lore”, que é instrução, aprendizado, sabedoria. Sendo assim, pode ser compreendido como sabedoria popular.

Festas tradicionais, como as festas juninas no Brasil, comidas típicas, lendas, contos e cantos populares, além das diversas superstições e crendices associadas a esse conjunto, são ações que fazem parte do folclore.

Os interessados em apresentar sua proposta cultural online para participar da programação especial da Estação Cultural durante o mês de agosto, precisa ser pessoa jurídica (microempresa ou Microempreendedor Individual – MEI), com informações como dados pessoais, CNPJ e descrição da atividade. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato
pelo e-mail estacaocultural@fundacaoromi.org.br.

Podcast Além da Capa
Por quais razões a recomendação de manter o isolamento social permanece como a maneira mais difundida no combate ao novo coronavírus, mesmo com mais de 100 dias de quarentena e com a retomada da produção econômica em curso?