19 de abril de 2024 Atualizado 17:55

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura na região

Projeto apresenta bonecos gigantes pelas ruas de Hortolândia

Projeto é inspirado nos famosos bonecos do carnaval de Olinda, no Estado de Pernambuco

Por Isabella Holouka

26 de fevereiro de 2021, às 17h15

Quem estiver circulando pelas ruas de Hortolândia nesta segunda-feira (1º) poderá se deparar com as figuras do projeto “Bonecos Gigantes”, do grupo de teatro de animação Canoa Encantada. 

A trupe fará duas apresentações com bonecos em espaços públicos da cidade. A primeira será às 8h na praça Claudio Aparecido de Moraes, em frente a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Profª. Zenaide Ferreira de Lira Seorlin, no Remanso Campineiro. 

A segunda apresentação será às 17h na rotatória da rua Orestes Denadai com a avenida Anhanguera, na Vila São Pedro, próximo ao supermercado São Vicente. 

Bonecos gigantes se apresentam na cidade nesta segunda e quinta-feira – Foto: Prefeitura de Hortolândia – Divulgação

De acordo com Genivaldo Aleixo, um dos fundadores do grupo teatral, a ideia é levar para as ruas um pouco de alegria para animar as pessoas em meio ao clima de isolamento provocado pela pandemia. A inspiração para o projeto foram os famosos bonecos do carnaval de Olinda, no Estado de Pernambuco.

O grupo confeccionou três bonecos que retratam personagens importantes da história do município. Um deles é o “Tropeiro”, que representa a origem da cidade que, no século 19, quando se chamava Jacuba, era ponto de parada de tropeiros. 

Outro boneco é o “Palhaço da Folia”, que remete à Folia de Reis, evento cuja tradição se mantém viva até hoje na cidade. E o terceiro boneco é a “Violeira”, que homenageia as mulheres violeiras que integram a Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia. 

“Com este projeto, promovemos um resgate de personagens históricos que estão enraizados na cultura popular da cidade”, destaca Genivaldo.

O grupo ainda fará mais duas apresentações na quinta-feira (4), às 9h30, na Praça Neusa Maria Marchetti, Vila São Francisco, e às 17h, na praça da rua Nossa Senhora do Carmo, próxima a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Profª Rosimar Bertão Gomes, no Jardim Minda.

O projeto é um dos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, coletivos, grupos, profissionais e empresas artístico-culturais em Hortolândia que tiveram as atividades paralisadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Publicidade