23 de maio de 2022 Atualizado 15:20

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Natal

Presépio de Carioba será aberto a partir deste sábado

Abertura oficial será depois da missa das 17h e a visitação pode ser feita até a primeira quinzena de janeiro

Por Stela Pires*

03 Dezembro 2021, às 07h58 • Última atualização 03 Dezembro 2021, às 10h06

O tradicional presépio da Igreja São João Batista de Carioba será aberto ao público neste sábado (4), após paralisar pela primeira vez em 68 anos de existência por conta da pandemia da Covid-19. A abertura oficial será depois da missa das 17h e a visitação pode ser feita até a primeira quinzena de janeiro.

Presépio ficou fechado no ano passado devido à pandemia – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

A montagem cheia de movimentos e cenas bíblicas traz uma novidade este ano, que é a representação de Jesus multiplicando pães e peixes. Ao todo são 70 movimentos no presépio, sendo 30 de passagens na Bíblia.

Por conta da pandemia, a igreja decidiu agir para preservar a saúde do senhor que assumiria o posto de Papai Noel. Desta forma, o bom velhinho não estará presente para fotos este ano, mas não deixou de planejar atrações para os visitantes.

Além de dois painéis montados para as famílias poderem tirar suas fotos, a visitação do presépio também contará com food trucks e barracas de comida de quinta-feira a domingo.

O presépio poderá ser visitado de quarta à sexta-feira, das 19 às 22 horas, aos sábados, das 18 às 22 horas, e nos domingos das 14 às 22 horas.

O presépio de Carioba existe desde 1953, quando as fábricas ainda funcionavam no bairro. Os operários iniciaram a tradição, que perdura até os dias atuais, passando de geração para geração.

Atualmente, a montagem é realizada por fiéis voluntários, que se dedicam durante três meses para chegar ao resultado conhecido pelos americanenses. Parte do presépio permanece montada e protegida durante o ano todo e, a partir do mês de outubro, os trabalhos de limpeza, manutenção, decoração e montagem são iniciados pela equipe.

A tradicional festa junina de Carioba, que também não aconteceu em 2020 e neste ano devido à pandemia, já está sendo planejada e tem uma data programada para o próximo ano.

O evento deve ocorrer durante três finais de semana, iniciando nos dias 10, 11 e 12 de junho e nas próximas duas semanas, entre os dias 16, 17, 18 e 19, e 23, 24, 25, com encerramento no domingo dia 26. As datas estão sujeitas a alterações.

*Estagiária sob a supervisão do jornalista Reginaldo Gonçalves

Publicidade