23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Literatura

Prefeitura vai distribuir 56 mil livros

Projeto “Minha Primeira Biblioteca” vai trabalhar obras em sala de aula

Por Marina Zanaki

22 de janeiro de 2023, às 08h05 • Última atualização em 22 de janeiro de 2023, às 08h08

A Prefeitura de Americana vai distribuir, por meio da Secretaria de Educação, 7,4 mil kits com 56.032 livros paradidáticos para os alunos da rede municipal. Chamado de “Minha Primeira Biblioteca”, o projeto vai trabalhar as obras em sala de aula e, ao final do ano, entregar os livros aos estudantes.

A ação recebeu um investimento de R$ 3,8 milhões. Foram escolhidos 60 títulos, entre clássicos e contemporâneos. Há obras de autores como Agatha Christie, Aldous Huxley, Ray Bradbury, Monteiro Lobato, Valter Hugo Mãe e Stella Maris Rezende.

Entre os títulos que formam os kits para os alunos, há obras clássicas e contemporâneas – Foto: Beatriz Costa / Prefeitura de Americana

O sucesso editorial
“O Caçador de Pipas”, de Khaled Hosseini, está na lista, assim com versões juvenis da trilogia histórica de Laurentino Gomes – “1808”, “1822” e “1889”.

“Os livros forma escolhidos pela equipe pedagógica considerando que tenham caráter estético adequado para a faixa etária, linguagem acessível e que sejam interessantes para os alunos. Não é para simplesmente ser o livro obrigatório a ser lido na escola, eles cumprem um aspecto didático mas também de estimular o prazer da leitura”, disse o secretário de Educação, Vinicius Ghizini, ao LIBERAL.

No ano passado, foram entregues obras para as emeis e os três primeiros anos do ensino fundamental. Em 2023, os demais ciclos da rede vão participar do projeto.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O kit destinado à educação infantil é composto de acervo com quatro livros destinados a crianças dos Berçários I e II (bebês com até um ano e seis meses) e dos Maternais I e II (de um ano e quatro meses a três anos e 11 meses). As obras seguem os critérios estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Estudantes dos 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental receberão o kit com oito livros cada. Os professores também receberão os kits, além de manual sobre os autores e obras, material de apoio e sugestões para o trabalho em sala de aula.

O secretário disse que o projeto “Minha Primeira Biblioteca” faz parte de um esforço da pasta para estimular a leitura entre os estudantes.

“A Secretaria de Educação tem feito um investimento muito forte na recuperação da aprendizagem no pós pandemia. Esse projeto é mais um dos que visam atender a defasagem”, defende o secretário.

Publicidade