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Cultura na Quarentena

Prefeitura divulga detalhes de projeto para seleção de artistas

Objetivo da iniciativa é ajudar os artistas durante a pandemia. Escolhidos receberão entre R$ 250 e R$ 500 para gravar um vídeo de uma apresentação

Por Leonardo Oliveira

21 de maio de 2020, às 14h05 • Última atualização em 21 de maio de 2020, às 14h07

O Comcult (Conselho Municipal de Cultura) de Americana aprovou, na terça-feira (19), o projeto “Cultura na Quarentena” para selecionar artistas da cidade para gravarem vídeos que serão postados nas principais plataformas online da Prefeitura de Americana durante a quarentena.

Os selecionados receberão entre R$ 250 e R$ 500. O projeto, elaborado desde o último dia 14, contará com um investimento de R$ 30 mil do Fundo Municipal de Assistência à Cultura.

Uma comissão irá selecionar 50 artistas com trabalhos individuais e 35 profissionais com trabalho coletivo para gravarem os vídeos.

Conselho aprovou projeto cultural na última terça-feira – Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação

“São dois objetivos. Um é ajudar os artistas que, com os bares fechados, não estão podendo fazer seus espetáculos, e o outro é levar cultura nessa momento de pandemia, que todo mundo está em casa, via internet”, afirmou ao LIBERAL o secretário de Cultura e Turismo (Sectur), Fernando Giuliani.

Como vai funcionar a iniciativa?

O artista que for registrado no Cadastro de Artistas e Profissionais de Arte e Cultura enviará seu projeto para o Comcult. Peças teatrais, apresentações musiciais, literárias e de artes cênicas são exemplos de propostas que poderão ser aceitas.

Um grupo formado por integrantes do poder público e do conselho vai analisar cada ideia e selecionar as que se enquadram no que a prefeitura pedir no edital – que deve ser publicado em até 15 dias, afirma Giuliani.

Para os projetos individuais, a administração pagará R$ 250. Aqueles que envolvam mais de uma pessoa terão um pagamento de R$ 500. Esse é um pagamento único. O artista é selecionado, grava um vídeo e recebe o valor.

Como será o conteúdo postado?

Todos os detalhes só serão divulgados após a publicação do edital. Por enquanto, o que foi revelado por Giuliani é que os selecionados irão gravar um vídeo curto, de até cinco minutos (isso ainda pode mudar até a publicação do edital).

Esse vídeo será postado nas páginas da prefeitura e da Sectur no Facebook e nas demais plataformas online da administração. Foi descartado pelo secretário a possibilidade da realização de lives.

Trâmites

O projeto será enviado à Secretaria de Negócios Jurídicos para que seja elaborada a minuta do edital. Depois, o conteúdo será encaminhado para aprovação do Comcult, que fará as considerações finais.

Ao final desse processo é que o edital será publicado. Isso deve levar até 15 dias para acontecer, de acordo com o secretário.

Cadastro de artistas

É importante que os artistas interessados se registrem no Cadastro de Artistas e Profissionais de Arte e Cultura. Para se cadastrar, basta clicar neste link. Esse banco de dados existe desde 2018 para aproximar os artistas e promover a arte no município.

É necessário que o cadastro seja feito até a data de publicação do edital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Sectur (19) 3408-4800.

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