18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

AMERICANA

Prefeitura anuncia projeto de restauração da Casa de Cultura Hermann Müller

Com custo de R$ 250 mil e recursos financiados pelo Proac Expresso, projeto deve demorar 10 meses para ficar pronto

Por Isabella Holouka

13 de janeiro de 2022, às 19h17 • Última atualização em 13 de janeiro de 2022, às 20h20

A Prefeitura de Americana anunciou nesta quinta-feira (13) o início do projeto de restauro da Casa de Cultura Hermann Müller, após reunião entre o prefeito Chico Sardelli, a secretária de Cultura e Turismo, Márcia Gonzaga Faria, e representantes da empresa OS Engenharia, que será responsável pelo projeto.

A elaboração do projeto está sendo financiada pelo Proac Expresso, programa estadual de incentivo à Cultura, custará R$ 250 mil e tem duração prevista de 10 meses.

Prédio foi construído em 1909 e com o tombamento passa a ser patrimônio do município – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

O encontro teve a presença também do vice-prefeito, Odir Demarchi; do sócio proprietário da empresa OES Engenharia, o arquiteto Alberto Streb; e do engenheiro Vagner Antônio Veneciano, que irá coordenar o trabalho com a engenheira Renata Coronelli.

“Considero um passo fundamental para a nossa cultura e turismo. A Casa Hermann é um prédio histórico que merece ser restaurado e preservado. Esse foi um projeto iniciado na gestão passada, que damos continuidade agora”, disse Chico.

A conclusão do trabalho permitirá, na sequência, a realização da captação de recursos para a execução do restauro. De acordo com Alberto Streb, será necessário realizar uma série de passos, sendo o primeiro um memorial historiográfico.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Em seguida, será realizado o projeto métrico-cadastral, com a avaliação da situação atual da estrutura e, depois, um memorial de restauro. O trabalho prevê que também seja feito o projeto de reforço de fundação, hidráulica, elétrica, acessibilidade, adequação de segurança e paisagismo. Ao fim será possível elaborar uma planilha de custos para a realização da obra.

Publicidade