29 de março de 2024 Atualizado 08:52

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

+MÚSICA

Orquestra Sinfônica de Americana realiza concerto gratuito neste domingo

Apresentação será às 19h30, no anfiteatro da Paróquia Bom Jesus; será executada a obra “Variações de Baião e Maracatu”

Por Marina Zanaki

22 de maio de 2022, às 09h36

Orquestra Sinfônica durante ensaio para a apresentação deste domingo - Foto: Claudeci Junior / O Liberal

A Orquestra Sinfônica de Americana apresenta neste domingo (22), às 19h30, um concerto gratuito no anfiteatro da Paróquia Bom Jesus. Será executada a composição “Variações de Baião e Maracatu”, de Geremias Tiófilo, integrante da Banda Municipal de Americana.

A obra retrata a história de um nordestino que vive no sertão e tem o sonho de vencer na vida. Nessa jornada, ele experimenta momentos de alegria, tristeza e dúvida, retratados na música com diversos ritmos. Enquanto o baião e o maracatu exprimem a alegria do personagem, o lamento sertanejo traz situações em que ele está triste pelas dificuldades enfrentadas.

A peça já foi executada pela Banda Municipal em 2016, e agora os arranjos foram ampliados por Tiófilo para sua execução pela orquestra e banda de base. De acordo com o compositor, o trabalho faz parte de uma pesquisa sobre a investigação artística na prática interpretativa musical a fim de atingir uma “boa performance” entre a orquestra sinfônica e uma banda de base.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

“A peça se encerra no momento que chamo de efervescente, como se fosse uma divagação do personagem. Ele não sabe o que fazer e divaga e, na música, isso se mostra através de acordes com tensões, com notas muito dissonantes, e um solo livre de percussão”, detalhou o compositor.

A obra foi tema de atividades promovidas pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) de Americana na semana passada.

“A experiência vem sendo muito enriquecedora para os músicos, pois além dos aspectos desafiadores da obra em si, em que a orquestra é chamada a desempenhar funções rítmicas típicas dessas expressões populares, pudemos contar com oficinas e palestras voltadas para a música corporal e aspectos interpretativos e técnicos dessa interação entre tradições e linguagens”, destacou o maestro da Orquestra Sinfônica, Álvaro Peterlevitz.

Além da apresentação deste domingo, a orquestra leva a composição ao Teatro Municipal Losso Netto, em Piracicaba, na próxima terça-feira (24).

Publicidade