05 de dezembro de 2020 Atualizado 19:48

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

ONLINE

Oficina do Espetáculo Via Crucis tem apresentações abertas neste final de semana

Apresentação de 14 cenas marca encerramento da Oficina de “Princípios da Direção Teatral”

Por Isabella Holouka

29 out 2020 às 19:00

Apresentações estão marcadas para o sábado (31) e domingo (1º), às 20h, gratuitamente pela plataforma digital Zoom - Foto: Divulgação

Neste final de semana o Espetáculo Via Crucis oferece ao público a oportunidade de acompanhar a apresentação de 14 cenas teatrais que resultam da Oficina de “Princípios da Direção Teatral” ministrada pelo especialista em direção teatral e artes da cena Otávio Delaneza aos artistas participantes do projeto barbarense.

As apresentações estão marcadas para o sábado (31) e domingo (1º), às 20h, gratuitamente pela plataforma digital Zoom. Os interessados devem solicitar o link de acesso através das redes sociais do Espetáculo Via Crucis no Facebook (/espetaculoviacrucis) e no Instagram (@espetaculoviacrucis).

“O que o público verá é o resultado cênico de cada diretor. São experimentos, cenas curtas. Artistas, atores e diretores, tiveram um período de estudos e pesquisa sobre a cena. Vamos conferir o que eles puderam absorver disso e qual é o olhar deles para a criação”, explicou Delaneza ao LIBERAL.

A ideia da oficina ministrada em dez semanas foi dar oportunidade aos artistas que desejam estar à frente de coletivos e grupos artísticos mas ainda estão nas fases iniciais de suas trajetórias.

Trata-se de um curso introdutório em que os participantes tiveram contato com conteúdos sobre os principais encenadores da história do teatro mundial, bem como características e necessidades inerentes à condução de um espetáculo teatral.

Os integrantes desta oficina que apresentarão seus trabalhos ao público são Almir Rogério Ferraz, Mell Lyres, Vinícius Pestana, Lays Ramires, Elliot Souza, Marta Padovese, Kiko Bastos, Silvana Hetzl, Rafael Bollito, Joice Portes, Vitor Pascon, André Lima e Malu Meireles. Além disso, os atores convidados Gabriel Mazon, Brunna Oliveira, Fábio Gianfratti, Mariana Lobo, Cadu Nascimento, Luke Delfino e Laine Vasconcellos integrarão as apresentações.

Questionado quanto à temática das apresentações, Delaneza conta que os artistas foram provocados para olharem a um tema que os incomodam, e por isso há cenas sobre diferentes temas.

“Nós artistas temos que fazer o nosso olhar ressoar no mundo. Uma obra artística tem que promover uma transformação do ser humano ou da situação que nós achamos que está errada, ao nosso ponto de vista”, afirma.

Em seu 23º ano de realização, o Espetáculo Via Crucis está promovendo oficinas e debates abertos ao público, realizados desde o mês de setembro, e que continuam nos próximos meses.

A programação é aberta e gratuita, atendendo tanto ao público comum quanto a quem tem interesses profissionais na arte da atuação. As oficinas práticas são ministradas por profissionais da área, membros da equipe do Espetáculo e têm as datas divulgadas na página do Via Crucis no Facebook e no Instagram.

Publicidade