04 de julho de 2020 Atualizado 22:26

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Literatura

Nova Odessa recebe ‘Kontos na Kombioteca Acessível’

Feira Noturna recebe nesta quinta biblioteca instalada em Kombi que viaja pelo interior paulista para incentivar a leitura entre crianças e jovens

Por Luciano Assis

06 fev 2020 às 07:56 • Última atualização 27 abr 2020 às 12:43

Uma biblioteca infantil itinerante montada dentro de uma Kombi, que está viajando pela região. Trata-se do projeto “Kontos na Kombioteca Acessível”, que nesta quinta-feira estará instalada na Feira Noturna de Nova Odessa.

A iniciativa nascida em Campinas foi classificada em primeiro lugar entre os projetos selecionados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria Estadual de Cultura, em 2019.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Foto: Divulgação
Projeto busca incentivar o hábito da leitura entre crianças de cidades de pequeno e médio porte

O veículo carrega algumas dezenas de livros, entre obras de autores novos e títulos consagrados de gêneros como poesia, contos, fábulas e histórias em quadrinhos. A estante sobre rodas ainda possui obras acessíveis em braile e com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

“Nosso projeto é de formação de público e para mostrar que existem livros para se ler não só com os olhos, mas com as mãos e os ouvidos”, explica Kely de Castro, que é autora do projeto, contadora de histórias, atriz e escritora.

A ideia da escritora para o projeto nasceu durante uma série de apresentações teatrais, realizadas por um grupo do qual Kely fazia parte. A trupe viaja em uma Kombi, e a escritora notou o fascínio que o veículo causava entre as crianças.

KombiotecaKombiotecaKombiotecaKombioteca

Viajando desde o dia 5 de janeiro, a Kombi já esteve em cinco cidades e, depois de Nova Odessa, chegará a outras quatro, no eixo Campinas-Piracicaba.

Nas primeiras experiências, Kely ressalta o trabalho de “formiguinha” da ação em prol da formação dos futuros leitores. “Não reunimos um público gigante, mas quem participa o faz com muita atenção e interesse. Costumamos ter uma média de 150 participantes”.

Contação de história

Durante sua passagem pela Feira Noturna de Nova Odessa, a Kombioteca terá três sessões de contação de histórias (às 19h, 20h e 21h) com interpretação em Libras e um bate-papo com a escritora. “Meu livro, ‘Serei Sereia?’ é um dos títulos da Kombioteca. Ele conta a história de uma menina cadeirante. Vou contar a história e, depois, conversar com os presentes sobre a história e a personagem”, adianta Kely.

Em tempos de tecnologia e relações virtuais, o projeto busca inspirar pais e filhos a tomarem gosto pela leitura. “A gente quer valorizar a literatura infantojuvenil, mostrar às pessoas que livro é legal, divertido, que as crianças precisam ler e os pais devem incentivá-las”.

Além do acesso gratuito aos títulos, a Kombioteca também vai promover troca de livros infantis. “As pessoas que trouxerem livros poderão trocá-los por outros títulos de seu interesse”, avisa.