18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

MÚSICA

Maestro João Carlos Martins vem ao Teatro Manoel Lyra no dia 22

Com Orquestra de Cordas Bachiana Filarmônica, espetáculo visa democratizar acesso ao estilo clássico

Por Isabella Holouka

15 de novembro de 2021, às 08h36

Santa Bárbara d’Oeste recebe o concerto gratuito da Orquestra de Cordas Bachiana Filarmônica sob regência do maestro e pianista João Carlos Martins no Teatro Municipal “Manoel Lyra”. O espetáculo instrumental será na segunda-feira (22), às 20 horas, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura.

No evento serão apresentadas composições de autoria de músicos e compositores renomados, além de releituras de clássicos. O objetivo é oferecer e democratizar o acesso ao estilo clássico, popularizando-o entre todas as classes sociais e faixas etárias.

Espetáculo instrumental será na segunda-feira (22), às 20 horas, no Teatro Municipal “Manoel Lyra” – Foto: Imprensa – Divulgação

O maestro e pianista João Carlos Martins acumula grandes conquistas em sua carreira, é aclamado por onde passa, além de ser considerado um dos maiores intérpretes de Bach pela imprensa do Brasil e do mundo. Aos 21 anos, fez seu primeiro recital no Carnegie Hall, onde tocou com as maiores orquestras americanas e europeias.

Sua carreira de pianista foi cessada por uma série de problemas nas mãos, mas a paixão pela música o fez voltar ao cenário como regente. Há mais de 10 anos à frente da Orquestra Bachiana Filarmônica, João Carlos tem trabalhado em prol da democratização da cultura no país, levando música erudita para as mais diversas plateias Brasil afora, segundo divulgou a Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Bárbara.

A Orquestra de Cordas faz parte da Fundação Bachiana Filarmônica, fundada em 2004 e que é composta por um grupo de músicos selecionados entre as melhores orquestras brasileiras. Integrada por profissionais que fazem questão de aprimorar seu talento com trabalho e estudo, a Orquestra é formada por 6 primeiros violinos, 5 segundos violinos, 3 violas, 3 cellos, 1 contrabaixo, 2 oboés, 1 fagote, 1 clarinete, 1 flauta e 1 percussão.

Os ingressos para o espetáculo instrumental são gratuitos, limitados a dois por pessoa e estarão disponíveis para retirada antecipada no domingo (21) na própria bilheteria do Teatro, localizada na Rua João XXIII, número 61, no Centro. O horário é das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Publicidade