23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura na região

Livro quer dar esperança às crianças na pandemia

Obra traz a história de estudantes ao redor do mundo diante do novo coronavírus

Por Natália Velosa

21 de maio de 2020, às 07h54 • Última atualização em 21 de maio de 2020, às 07h56

O livro infantil “Esperança, onde está você?” quer fazer a diferença para crianças e famílias durante a crise deflagrada pela pandemia da Covid-19. Ele conta a história de seis crianças, em diferentes partes do mundo, que estão enfrentando o fechamento das escolas, por conta do novo coronavírus.

O livro foi escrito por dois professores premiados, o canadense Armand Doucet e a mexicana Elisa Guerra, e traduzido para mais de 30 países. Entre eles, o Brasil. Ele se baseia em cada um dos seis personagens, que vão trazer uma série de aprendizados para as crianças por meio de experiências divertidas.

Armand Doucet assina o livro junto com Elisa Guerra – Foto: Divulgação

A autora Elisa Guerra diz que o intuito é dar vozes às crianças e suas histórias particulares durante a pandemia e, ao mesmo tempo, mudar a narrativa do momento para elas, para tirá-las do medo e levá-las para a esperança. “A narrativa mostra como a conexão humana nos aproxima na busca por esperança. Um professor, um pai, um avô, um irmão, um amigo, um vizinho e até você: sempre há alguém que pode ajudá-lo a passar por momentos difíceis”, contou Elisa.

O autor Armand Doucet espera que os professores também possam usar esse livro em aula para ajudar, de forma didática, nessas discussões difíceis de serem abordadas com as crianças. Além disso, o livro incluiu um guia para pais e responsáveis de como pode ser abordado com as crianças.

O livro “Esperança, onde está você?” foi traduzido para 30 idiomas e está disponível gratuitamente como e-book na internet – Foto: Divulgação

O livro pode ser adquirido gratuitamente por e-book no site www.hopewhereareyou.com, basta escolher a opção em português (BR).
O projeto é uma iniciativa da Lego Foundation e tem apoio da Fundação Lemann. No Brasil, o trabalho de tradução foi feito pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

Sobre os autores. O canadense Armand Doucet é um educador premiado, autor de best-sellers, professor e palestrante. Ganhou o Prêmio de Excelência em Ensino do Primeiro Ministro do Canadá, juntamente com a Medalha de Serviço Meritório do Governador Geral do Canadá.

Já a mexicana Elisa Guerra, foi nomeada “Melhor Educadora da América Latina e do Caribe” pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento em 2015. É autora de mais de 20 livros didáticos e infantis, além de fazer parte da Comissão Internacional da UNESCO para os Futuros da Educação.

* Estagiária sob supervisão de Valéria Barreira

Publicidade