25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Literatura

Livro ‘A Menina do Espelho’ retrata a busca pela felicidade

Lançamento da Editora Adonis apresenta assunto ao público infantojuvenil; autora ressalta importância do autoconhecimento

Por Isabella Holouka

01 de dezembro de 2020, às 08h02

A busca pela felicidade é o tema do novo livro de Raquel Alves, “A Menina do Espelho”, lançamento da Editora Adonis voltado ao público infantojuvenil, a partir dos 10 anos.

Arquiteta por formação e caçula dos três filhos do poeta, cronista, teólogo, filósofo, psicanalista e educador Rubem Alves, Raquel preside em Campinas, o instituto que homenageia o pai, falecido em 2014. Pela Editora Adonis, a autora já publicou “Crisálida, a cigarra que gostava de primavera”.

Autora mescla fantasia com detalhes da sua vida no livro “A Menina do Espelho” – Foto: Divulgação

A escritora conta que a história de “A menina do espelho”, ilustrada por Paulo R. Masserani, se revelou pronta. “Em um processo muito parecido com o que acontecia com meu pai, eu estava no meio de uma insônia, e pensei até mesmo no nome da protagonista. Meu trabalho foi redigir”, diz ao LIBERAL.

Misturando fantasia com detalhes de sua própria vida, ela criou uma narrativa rica e bastante profunda, baseada em sua identificação com a personagem principal.

“Eu também quero ser feliz, os personagens da história estão todos presentes na minha vida e isso traz uma riqueza de detalhes”, revela a autora.

Raquel acredita que a busca pela felicidade é um tema que deve ser apresentado desde a infância, sobretudo às crianças que estão entrando na adolescência, para que elas aprendam a direcionar os olhos para as coisas essenciais.

Ela lembra que, desde os tempos antigos, os filósofos discutem a felicidade. “Fórmulas, receitas, dicas, cursos e caminhos são apresentados para essa busca que se tornou uma das prioridades da sociedade contemporânea”, acrescenta.

“Tudo o que se fala hoje em dia, no final das contas, são tentativas para a gente viver mais feliz, mas eu defendo que não há felicidade se a gente não souber fazer as nossas escolhas e se conhecer”, defende a autora.

Publicidade