18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Fique em casa

Instituto CCR disponibiliza programas e atividades educativas online

Objetivo é facilitar o acesso à cultura, especialmente neste momento em que a quarentena é necessária para evitar a disseminação do coronavírus

Por Isabella Holouka

27 de abril de 2020, às 06h50 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 18h09

O Instituto CCR e a CCR AutoBAn, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, disponibilizam uma série de programas e atividades educativas em seus canais digitais.

O objetivo é auxiliar pessoas de todas as idades no acesso à cultura, especialmente neste período em que a quarentena é necessária para se evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). As iniciativas no ambiente online não substituirão as presenciais, a serem agendadas após a normalização das atividades nos estados. As atividades são oferecidas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura na temporada 2020.

Na região, a concessionária já previa os projetos ‘Teatro a Bordo’ em Santa Bárbara d’Oeste e a itinerância do ‘BuZum!’ em Americana, Nova Odessa e Sumaré, além do ‘Caminhos Para a Cidadania’. Entretanto, com a disponibilização de todas as atividades pela internet, os moradores também podem conferir os projetos ‘PhotoTruck’ e ‘Leitura Acessível’, que antes eram atrações de outras regiões.

{{1}}

Confira a relação de atividades:

Teatro a Bordo

O Teatro a Bordo, em seu ‘Canal do Caixola’, no YouTube, liberou vídeos de atividades:

Como fazer seu boneco

Flor ensina a fazer um boneco brincante!

Teatro de Papelão “A Mulher do Lobisomem”

Aula de Ballet com a Flor

Memórias do Caixola “O Palhaço de Roseira”

Palhaço Corneta fazendo arte!

BuZum!

O projeto BuZum!, que também tem seu canal no YouTube, lembra que estão disponíveis os espetáculos:

Darwin BR

Filhotes do Brasil

Mundo Português

Intolerância

O Mundo é uma Bola

13 Gotas

Máquinas

Energia

Que Lixo é Lixo?

Mamulengo

Sabor de Vitória

Darwin no Palco

Caminhos da Cidadania

Voltado para o apoio de educadores, o projeto Caminhos da Cidadania é desenvolvido em cerca de 210 escolas. Com materiais que ampliam o conhecimento de alunos de 4º e 5º ano, o objetivo do programa é a conscientização para a cidadania, segurança no trânsito e mobilidade urbana. As atividades e conteúdos podem ser acessados online. No site estão disponíveis brincadeiras, jogos e sugestões de filmes direcionados para as crianças.

PhotoTruck

A ImageMagica, instituição que realiza o projeto PhotoTruck, leva a diversos públicos e municípios oficinas de fotografia em uma unidade móvel. Em três episódios, são transmitidas atividades práticas de forma descontraída, dentro de uma série denominada “Receitas da ImageMagica”. Os ‘ingredientes’ serão destinados a elaboração de Câmara Escura, Taumatrópio e Cianotipia.

Receita: câmara escura

Receita: taumatrópio

Receita: cianotipia

Literatura Acessível

Com o objetivo de sensibilizar crianças e escolas quanto à importância da inclusão e da acessibilidade, o projeto Literatura Acessível disponibiliza livros com audiodescrição e libras. Os títulos são “O menino que escrevia com os pés”, “O melhor amigo da bengala”, “A princesa que tinha um cromossomo a mais” e “A menina que perdeu a perna”.

Publicidade