28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura na região

Filarmônica de Santa Bárbara estreia coral e concerto ‘Hinos da Harpa’

O objetivo é amadurecer o projeto e montar um coral ainda maior no segundo semestre; ingressos serão trocados por um litro de leite

Por Marina Zanaki

25 de maio de 2022, às 08h24

Esta quinta-feira (26) é uma data especial para a Ofisb (Orquestra Filarmônica de Santa Bárbara d’Oeste). O grupo musical apresenta pela primeira vez o concerto “Hinos da Harpa”, no Teatro Municipal Manoel Lyra. Mas esse dia vai entrar para a história do grupo por outro motivo. Será a estreia do Coral da Ofisb, concretizando um antigo sonho da orquestra. Os ingressos para a apresentação serão trocados por um litro de leite, que será revertido para a creche João Paulo 2º, em Santa Bárbara d’Oeste.

Orquestra Filarmônica de Santa Bárbara durante ensaio para a apresentação desta quinta-feira – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

O maestro Tenício Freitas contou que o desejo de montar um coral com membros da Ofisb seria concretizado em 2020. Mas com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), precisou ser adiado. A estreia nesta quinta-feira conta com 20 membros da orquestra e três coralistas de fora, totalizando 23 cantores. O objetivo é amadurecer o projeto e montar um coral ainda maior no segundo semestre.

“É um sonho nosso, tínhamos o projeto pronto para 2020, mas não deu certo. Agora vamos colocar em prática para valer. A ideia é ter um coral lírico, para peças de ópera e sacras”, antecipa o maestro. A cidade conta com o Coral Municipal, o Vozes Bárbaras, mas, segundo Tenício, o grupo formado pela Ofisb tem outra proposta. “Temos um mega coral aqui em Santa Bárbara, que tem um estilo mais popular. Estamos pensando em um repertório mais lírico”, explicou o maestro.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A estreia do Coral da Ofisb será com a música “Gloria In Excelsis Deo”, de Antonio Vivaldi. A composição utiliza apenas o naipe de cordas – violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Os membros de outras linhas, como metais e madeiras, formam o coral. Tenício explicou que boa parte dos músicos já tinha alguma vivência com corais. “Os outros conhecem música, e com a partitura na mão fica fácil de pegar. Teve mais uma questão de ajustar alguns detalhes, mas está muito bom, gostei demais do resultado”, elogiou o maestro.

CONCERTO. A execução da obra de Vivaldi encerra o concerto. Ela será a única obra que não pertence à obra “Hinos da Harpa”, mas mantém a mesma temática religiosa.

O concerto atende a um pedido do público cativo da Ofisb. A obra é da antiga Harpa Cristã, e traz compositores do século 19 que se uniram para escrever hinos a Jesus Cristo. “O resultado é um repertório misto e diversificado. Vai ser bem bacana”, convidou o maestro Tenício Freitas.

ACONTECE
O concerto “Hinos da Harpa” se apresenta nesta quinta-feira, às 20h, no Teatro Municipal Manoel Lyra. Os ingressos podem ser trocados na Creche João Paulo 2º (Rua Emboabas, 368, Jardim Paraíso) e no CEU das Artes (Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, Planalto do Sol II). No dia da apresentação, se ainda houver entradas sobrando, elas estarão disponíveis na bilheteria. O Teatro Municipal Manoel Lyra fica Rua João 23, 61, Centro.

Publicidade