28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Elas contam

Exposição de fotos de mulheres foca o protagonismo feminino

Mostra "Elas Contam" reúne 10 fotos da jornalista Débora Ferreira Leite e pode ser conferida até o dia 23 de dezembro no Museu da Imigração

Por Marina Zanaki

08 de dezembro de 2021, às 07h25

O protagonismo feminino é o tema da exposição “Elas Contam”, da jornalista Débora Ferreira Leite. Composta por 10 fotos, a mostra fica de 8 a 23 de dezembro no Museu da Imigração, em Santa Bárbara d’Oeste, e a partir de fevereiro no Tivoli Shopping.

As imagens foram feitas em dois momentos distintos. Cerca de metade das fotos fazem parte de um projeto do qual Débora participou ainda na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), onde cursou jornalismo.

A jornalista Débora Ferreira Leite também mantém o podcast “Elas Contam”, onde dá voz a mulheres na terceira idade – Foto: Arquivo pessoal

A profissional ilustrou o livro-reportagem de uma amiga que buscou retratar mulheres em profissões culturalmente masculinas. Há uma pintora de casas, uma policial militar e duas mecânicas.

As outras fotos foram feitas quando Débora retornou para Americana. Ela esteve no Assentamento Milton Santos, na região do pós-Anhanguera, onde retratou diversas mulheres. “Continuei fotografando, mas com foco em diversidade”, contou a jornalista.

Uma das fotos expostas mostra uma idosa estendendo roupas no varal, mas Débora contou que a moradora do assentamento tem uma jornada dupla, fazendo o serviço de casa e trabalhando na produção de alimentos.

“A ideia é trazer visibilidade para o protagonismo feminino em suas diversas faces, seja mulheres brancas, negras, idosas, jovens, em profissões culturalmente masculinas ou não”, convidou Débora.

“Elas Contam” também é o nome do podcast da jornalista. A proposta é dar voz a mulheres na terceira idade, buscando compreender o desenvolvimento urbano e social a partir da perspectiva delas, que presenciaram diversas transformações ao longo da vida. Os episódios estão disponíveis em serviços de streaming de áudio.

A inauguração da exposição ocorre nesta quarta-feira, às 19h. No evento, haverá feirinha de artesanato e apresentação da cantora barbarense Amanda Moraes, que vai interpretar sucessos da MPB. O Museu da Imigração fica na Rua João Lino, 371, no Centro.

A visitação é de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 22h; aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 18h, e aos domingos, das 17h30 às 20h30. A entrada é gratuita.

Publicidade