28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura na região

Estação Cultura de Americana terá museu ferroviário, atendimento ao turista e oficinas

Local passa pelo primeiro restauro completo desde 1912 e a previsão de conclusão é para o final de maio

Por Isabella Holouka

19 de fevereiro de 2021, às 17h39

Com entrega à população prevista para a segunda quinzena de maio, a Estação Cultura de Americana terá um museu ferroviário, um ponto para recepção turística e espaço para a promoção de oficinas relacionadas à cultura e ao desenvolvimento econômico.

“A ideia é fazer um espaço voltado para a memória ferroviária, que vem sendo muito pedido”, confirmou ao LIBERAL o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani. “Temos um projeto de um empresário que quer doar maquetes. Vários assuntos estão sendo discutidos, e assim que o restauro estiver pronto vamos poder começar a trabalhar”, acrescentou.

Estação Cultura passa por processo de restauração total – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Segundo ele, a recepção turística no local tem a intenção de fortalecer o desenvolvimento da região central, com a proximidade do comércio. Além disso, as atividades promovidas na Estação irão auxiliar no rendimento dos participantes.

Ele explica que o restauro e as atividades culturais não prejudicam a funcionalidade e estrutura necessária para operação do local como estação ferroviária, diante da possibilidade de implantação do Trem Intercidades, linha proposta pelo governo do Estado de São Paulo.

Local passará a contar com museu ferroviário após as obras – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

“Na administração do prefeito Erich Hetzl Júnior, quando eu fui secretário, já havíamos feito uma reforma, mas a Estação ficou muito tempo parada. É primordial para Americana. Hoje cerca de 70 a 80 mil pessoas circulam pela área central e esse é o apelo da Estação, um ponto em que as pessoas possam fazer atividades culturais e fomentar algum tipo de trabalho”, diz o secretário.

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, visitou as obras nesta semana. A visita foi acompanhada pelo secretário de Cultura e Turismo e pelo presidente do Condepham (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Americana), Diego Bernardo.

A ideia é que a população possa usufruir do local para atividades culturais – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

A Estação Cultura recebe a primeira restauração completa desde 1912. As intervenções de restauro e conservação iniciadas em dezembro de 2019 são administradas pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), com investimento e serviços aplicados exclusivamente pela Rumo Logística.

O prédio passou por diversas intervenções que identificaram o padrão
original do imóvel, inclusive da cor das paredes. O telhado recebeu uma manta acrílica para proteger o madeiramento da umidade e atualmente os profissionais trabalham na recomposição da fachada e no restauro das portas, segundo divulgado pela assessoria de imprensa da prefeitura.

Publicidade