15 de maio de 2021 Atualizado 17:00

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura na região

Espetáculo inédito da Cia Xekmat tem releituras de contos dos irmãos Grimm

Apresentações continuam até 26 de abril, sempre às 20 horas, pelo Youtube

Por Isabella Holouka

23 abr 2021 às 07:53

A Cia Xekmat iniciou nesta quarta-feira (21) a temporada online e gratuita de seu mais novo espetáculo “Grimm, Grimm, Grimm, a história foi assim!”, pelo canal da companhia no Youtube. As apresentações continuam até a próxima segunda (26), sempre às 20h.

Na história, os irmãos Bocaj Mmirg e Mlehliw são apaixonados por literatura. Num amontoado de livros, escritos e manuscritos, encontram o diário de sua falecida bisavó. Após decifrarem a letra, descobrem o motivo de seus nomes impronunciáveis: os dois eram descendentes dos irmãos Grimm.

Personagens recriam contos coletados pelos irmãos Grimm – Foto: Divulgação

Então, utilizando a contação de histórias e o teatro de animação, eles trazem releituras de contos coletados pelos irmãos Grimm, como Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho e a Princesa e o Sapo.

Após a apresentação haverá uma conversa com os atores sobre a montagem do novo espetáculo e o trabalho de pesquisa. No elenco estão os atores, arte educadores e narradores orais Amauri de Oliveira e Roberto Isler; na técnica, André Lima e Renata de Paula; na captação de imagens e edição, fotos e divulgação, Thiago Oliveira.

A ação conta com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, pelo ProAc Expresso Lab, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e apoio institucional da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste.

Apresentações pelo Youtube continuam até o dia 26 de abril, sempre às 20h – Foto: Divulgação

Oficina

O projeto também inclui uma oficina online e gratuita, direcionada para quem deseja obter conhecimentos sobre teatro-animação e uso de objetos em cena. A atividade no canal da Cia Xekmat no Youtube, na próxima terça-feira (27), às 19 horas, será ministrada pelo diretor de teatro Otávio Delaneza, que também é ator e arte educador.

O tema será “Corpo X Objeto – Introdução em Teatro de Animação”, tendo como base a releitura dos contos e histórias tradicionais dos irmãos Grimm, com o espetáculo proposto, e abordando conhecimentos básicos como: princípios básicos do corpo para o teatro de animação, foco e objeto, bonecos de mesa e construção de narrativa.

Publicidade