29 de março de 2024 Atualizado 11:51

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Contação de histórias

Divulgação de vídeo encerra 15ª edição do Encontra Conto

Adaptação online multiplicou alcance; vídeos com contações seguem no Facebook até novembro

Por Isabella Holouka

11 de outubro de 2020, às 08h40 • Última atualização em 11 de outubro de 2020, às 08h41

O 15º Encontra Conto, encontro regional de contadores de histórias realizado pela Cia Xekmat, de Santa Bárbara d’Oeste, chegou ao fim com a divulgação do último vídeo no perfil do projeto no Facebook.

Na avaliação de Amauri de Oliveira, coordenador da companhia de teatro barbarense e do evento, a adaptação ao meio online exigiu mais dos profissionais envolvidos, mas, por outro lado, multiplicou o alcance ao conteúdo e proporcionou uma experiência que deve ser replicada nos próximos anos.

A segunda fase do projeto envolveu duas atividades presenciais, com distribuição de material literário – Foto: Divulgação

“Em ações que seriam para 70 ou 100 pessoas conseguimos alcançar 2 mil ou 3 mil visualizações. Foi mais difícil, porque o nosso planejamento inicial previa duas semanas de evento apenas”, comentou ele em entrevista ao LIBERAL.

O 15º Encontra Conto teve a programação interrompida pelas medidas de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em março deste ano.

A iniciativa da companhia de teatro barbarense costuma contar com até 60 contadores de diversas cidades do Estado, com duas semanas de apresentações em Santa Bárbara.

Depois de aprovar uma nova programação junto à secretaria estadual, a organização do evento promoveu um primeiro ciclo de apresentações online, com término em agosto, conforme foi noticiado pelo LIBERAL.

Já a segunda fase do projeto envolveu duas atividades presenciais, com distribuição de material literário e contação com público reduzido, e novos quadros de contação de histórias online, sempre pelo Facebook do 15º Encontra Conto. Toda a programação continua disponível pela página na rede social até o mês de novembro.

“História puxa História” traz contadores de diversas cidades narrando histórias baseadas em livros e incentivando a leitura e o conhecimento de seus autores.

O “Chá de Histórias” tem contadores da terceira idade e atores ou contadores caracterizados como idosos. Eles contam histórias da tradição popular, valorizando a figura dos mais velhos e de seu conhecimento.

E os personagens Pifi e Pafe, de Amauri de Oliveira e Roberto Isler, também estão na programação, com a disponibilização do espetáculo cênico-narrativo “Histórias Fantásticas de Pifi e Pafe”, encenado em 2013 no Teatro Manoel Lira. Nele, dois irmãos usam uma grande diversidade de recursos para histórias dinâmicas e divertidas.

PARA TODOS
Para o coordenador da companhia de teatro barbarense, o conteúdo quebra o senso comum de que a contação de histórias é essencialmente infantil.

“A ideia foi mostrar que a contação de histórias pode ser apreciada e assistida em todas as idades. São histórias simples, curtas ou mais longas, para o pessoal mais velho, para os jovens, histórias que parecem piadas”, afirma. “O interessante é conferir a produção, não só de Santa Bárbara mas de toda a nossa região, incluindo grande São Paulo e o litoral”, conclui.

Além da produção da Cia Xekmat, através da coordenação de Amauri de Oliveira, e do apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o 15º Encontra Conto é realizado por Roberto Isler e Renata de Paula e tem registros e edição de Thiago Oliveira.

Tem ainda o apoio do Ponto de Cultura Confraria do Conto, do Grupo de Teatro Mirabolantes, da Fundação Romi, da Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste, das Secretarias de Cultura de Capivari, Nova Odessa, Iracemápolis e Limeira, da Estação Cultural da
Fundação Romi, da AMEV e da AMOBAM.

Publicidade