20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Em Hortolândia

Curso ensina produção musical com ferramentas online

Serão cinco encontros presenciais e participantes devem levar notebook ou celular

Por Isabella Holouka

23 de fevereiro de 2021, às 16h49 • Última atualização em 23 de fevereiro de 2021, às 16h50

Estão abertas as inscrições para o minicurso de produção musical, que terá cinco aulas presenciais, com duas horas de duração cada, iniciando nesta quinta-feira (25) e seguindo até o dia 25 de março, em Hortolândia.

São 20 vagas voltadas para pessoas com mais de 14 anos de idade. As inscrições podem ser feitas online através do site ou via WhatsApp, pelo número (19) 99370-2214.

Minicurso irá ensinar sobre softwares e plugins profissionais, gratuitos e online utilizados na produção musical – Foto: Prefeitura de Hortolândia – Divulgação

As aulas serão nos dias 25 de fevereiro, 4, 11, 18 e 25 de março, na Escola de Artes “Augusto Boal”, órgão da Prefeitura de Hortolândia, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. Os participantes deverão levar notebook ou celular.

As aulas seguirão os protocolos sanitários, com uso obrigatório de máscara, distanciamento, medição de temperatura na entrada e higienização com álcool em gel.

O minicurso será ministrado pelo compositor Gileard Rocha Sartori, que há 10 anos trabalha na área de composição musical e já compôs trilhas sonoras para peças de teatro e curtas-metragens.

De acordo com Gileard, as aulas são voltadas para iniciantes. “A oficina irá apresentar as ferramentas disponíveis hoje para produção musical de baixo custo em casa, sem gastar com equipamentos caros”, explica o compositor.

Os participantes vão aprender a trabalhar com os softwares (programas de computador) e plugins (recursos que podem ser adicionados a outros programas) profissionais, gratuitos e online, utilizados na área de produção musical.

Com isso, eles aprenderão a gravar, editar, equalizar, aplicar efeitos, entre outras tarefas, pelo computador ou celular. O conteúdo também mostrará o uso de MIDI (musical instrument digital interface), que é uma linguagem de computador que possibilita a ligação entre instrumentos musicais eletrônicos, computadores e outros dispositivos, samples (amostras de sons), bibliotecas de sons e instrumentos virtuais.

A atividade é uma das contempladas com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, profissionais e empresas artístico-culturais do município que tiveram as atividades paralisadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Publicidade