24 de abril de 2024 Atualizado 19:16

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Literatura

Leitores do LIBERAL indicam 35 livros para a quarentena

Pelo Instagram, leitores indicaram livros que têm feito companhia no período de isolamento social; veja a lista

Por

19 de maio de 2020, às 15h11 • Última atualização em 19 de maio de 2020, às 18h45

Em meio à quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os livros podem se tornar grandes companheiros. Na última semana, os jornalistas do LIBERAL apontaram 20 obras para ler neste período de isolamento social, e o convite para a indicação também foi estendido aos leitores, pelo Instagram do jornal.

1 – Um abismo atrai o outro – Gabriel Yukio Goto
O livro de poesias é dividido em três partes: ‘Abismo Social’, com questões sociais do cotidiano; ‘Um Abismo que há em mim’, com uma poesia mais intimista, se voltando para uma parte interna e a parte homônima ‘Um Abismo Atrai o Outro’, com poemas de amor.

2- 1984 – George Orwell
Inspirado em regimes totalitários das décadas de 1930 e 1940, o livro tem como principal personagem Wilson, que vive em uma sociedade completamente dominada pelo Estado. Contudo, ele não aceita bem essa realidade, disfarçada de democracia, e questiona a opressão que o Partido e o Grande Irmão exercem sobre a sociedade.

3 – Harry Potter – J. K. Rowling
A série de sete romances de fantasia narra as aventuras de um jovem bruxo, que descobre aos 11 anos que está convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwards. A obra abrange a vida escolar e a passagem entre infância e juventude, com elementos de mistério, suspense, aventura e romance, abordado ainda a morte, o preconceito e a corrupção.

4 – Jane Eyre – Charlotte Brönte
O livro segue as emoções e experiências de sua heroína homônima desde a infância, marcada por um distanciamento familiar e por traumas, até a idade adulta e o amor pelo Sr. Rochester – quando a narrativa apresenta todo o desenvolvimento da trama.

5 – Desconstruindo Paulo Freire – Thomas Giulliano
Uma análise séria e abrangente sobre a obra e personalidade de Paulo Freire, feita por autores destituídos de devoção ou aversão. O resultado é uma obra útil para pais, professores e qualquer pessoa interessada em pedagogia.

6 – O Alquimista – Paulo Coelho
Best-seller internacional, traduzido em todo o mundo, conta a história de um jovem pastor andaluz em sua viagem ao Egito, depois de ter um sonho recorrente de encontrar um tesouro.

7 – O Milagre da Manhã – Hal Elrod
O livro apresenta um método a se colocar em prática tendo em vista o desenvolvimento pessoal. Ele consiste, basicamente, em acordar mais cedo para dedicar um tempo ao silêncio, afirmações e visualizações, exercícios físicos, leitura e escrita.

8 – Ensaio sobre a cegueira – José Saramago
Uma epidemia de cegueira branca se espalha pela cidade, causando um grande colapso na vida das pessoas e abalando as estruturas sociais. A mulher de um médico é a única pessoa que ainda consegue ver e vai para um abrigo com o marido cego, onde encontra pessoas vivendo em condições precárias.

9 – O Poder da positividade – Geraldo Rufino
É comum que as pessoas não saibam onde buscar a felicidade, sentindo-se cansadas da própria vida, como se os problemas fossem insolúveis, agindo com negatividade e sem esperança. Neste livro, o autor aborda sete princípios para blindar a mente e transformar a vida.

10 – Meu Pé de Laranja Lima – José Mauro de Vasconcelos
Zezé é um garoto pobre, de seis anos, inteligente e sensível. Carente de um afeto que não encontra na família, ele sai pelas ruas. Aprende e inventa para si um mundo de fantasia em que seu grande confidente é Xururuca, o pé de laranja-lima.

Confira as demais indicações:

11 – A morte é um dia que vale a pena viver – Ana Cláudia Quintana Arantes
12 – A Cabana – William P. Young
13 – O velho e o mar – Ernest Hemingway
14 – A certeza da vitória – Eliana Machado Coelho
15 – Feminismo: Perversão e submissão – Ana Caroline Campagnolo
16 – As cinco linguagens do amor – Gary Chapman
17 – A ética Protestante e o Espírito do Capitalismo – Max Weber
18 – Mais esperto que o diabo – Napoleon Hill
19 – A Viagem de Theo – Catherine Clement
20 – O Diário de Santa Faustina – Ewa Czaczkowska
21 – E as andorinhas decidem voar – Katya Forti
22 – O balaço vazio – Juliano Schiavo
23 – A realidade de Madhu, Melissa Tobias
24 – O mal-estar da pós-modernidade – Zygmunt Bauman
25 – Vita Brevis – Jostein Gaarder
26 – O admirável Mundo Novo – Aldous Huxley
27 – O semeador de ideias – Augusto Cury
28 – A garota do lago – Charlie Donlea
29 – Doce Perdão – Lori Nelson Spielman
30 – Fora de Série: Outliers – Malcom Gladwell
31 – Complexo de Cinderela – Collete Dowling
32 – Quem mexeu no meu queijo? – Spencer Johnson
33 – Pega a visão – Rick Chesther
34 – O segredo da mente milionária – T. Harv Eker
35 – Mil platôs – Gilles Deleuze e Félix Guattari

Podcast Além da Capa
Diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em virtude da determinação de paralisação de atividades econômicas e do isolamento social forçado pela quarentena, o reflexo no mercado de trabalho é um dos principais termômetros para medir os danos. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com o repórter George Aravanis, que trata do aumento dos pedidos de seguro-desemprego e acompanha os anúncios de suspensões de contrato de trabalho em empresas da RPT (Região do Polo Têxtil).

Publicidade