19 de abril de 2024 Atualizado 09:04

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Concerto

Com ingressos esgotados, João Carlos Martins promete emocionar Americana

Em entrevista ao LIBERAL, maestro garante que vai mexer com a emoção do público na apresentação deste domingo em Americana

Por Natália Velosa

24 de outubro de 2020, às 09h20

Considerado um dos maiores intérpretes da obra do alemão Johann Sebastian Bach, o maestro e pianista João Carlos Martins se apresenta neste domingo (25) em Americana para homenagear o compositor com o concerto “Na Roda com o Maestro”.

O concerto será gratuito e João Carlos Martins defende que esse exercício é de suma importância para a democracia. “Se todos os artistas clássicos, de ponta, forem ao encontro de todos os segmentos da sociedade e tocarem da mesma forma que tocam em teatros, eles estarão ajudando a democratizar a música clássica no Brasil”, defende.

Aos 80 anos, o maestro João Carlos Martins defende a democratização da música clássica – Foto: Fernando Mucci

Em entrevista ao LIBERAL na última quinta-feira, o maestro disse que a pior coisa que aconteceu na sua vida “foi perder a mão para o piano”. Mas, ao mesmo tempo, revelou que também foi a melhor já que a partir desse momento passou a enxergar o mundo de uma outra maneira e a responsabilidade social começou a fazer parte do seu cotidiano.

“No que diz respeito à alma e ao coração, sempre entrei no palco procurando levar emoção ao público. Agora eu entro com a obrigação de que as pessoas participem e se unam à minha emoção. No que diz respeito à responsabilidade social, eu tento levar aos jovens esse universo fantástico da música clássica”.

Em cada participação que faz, João Carlos Martins conta que olha para os músicos e diz: “Nós estamos aqui para realizar o concerto mais importante das nossas vidas”. Ele reafirma a frase para o concerto de amanhã na cidade. “E assim será em Americana também”, garante.

Pandemia
Aos 80 anos e com carreira internacional, João Carlos Martins já tocou em teatros ao redor do mundo, mas é o primeiro ano que se apresenta em formato drive-in ou através de lives.

A última apresentação em transmissão ao vivo já marca um milhão de visualizações e por isso o maestro acredita que esse formato “é uma vitória para a música clássica”.

“Assim, posso ver que a frase de um grande jornalista, Gilberto Dimenstein, é certa em dizer que o contrário da vida não é a morte. O contrário da vida é a repetição. Em outras palavras, a inovação é algo muito necessário, principalmente durante a pandemia”, afirma.

A imersão no mundo digital começou há dois anos, quando João Carlos criou uma conta no Instagram (@maestrojoaocarlosmartins) para mostrar à nova geração o pianista que foi no passado.

Agora, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), conta que tem se dedicado praticando piano com as luvas biônicas. Foi somente com elas que após 22 anos o pianista pode encostar novamente os 10 dedos no teclado.

Serviço
A apresentação deste domingo será no sistema drive-in, no estacionamento da loja Maravilhas do Lar, na Avenida Afonso Panzan, Vila Bertine, a partir das 19h. Os convites se esgotaram no mesmo dia em que foram disponibilizados.

A apresentação será transmitida ao vivo pelo Facebook da loja Maravilhas do Lar. Mais informações: (19) 3256 4500 / contato@dcolor.art.br.

*Estagiária sob supervisão de Valéria Barreira

Publicidade