27 de fevereiro de 2021 Atualizado 08:36

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Olhos de Madeira

Cia Arte-Móvel recria Pinocchio para mostra de teatro

Espetáculo infantil terá exibições nesta quarta-feira, às 19h e 21h30, pelas redes sociais

Por Isabella Holouka

10 fev 2021 às 07:49 • Última atualização 10 fev 2021 às 09:26

A Cia Arte-Móvel abre nesta quarta-feira (10) a programação da Mostra Estadual de Teatro com o espetáculo infantil “Pinocchio – Olhos de Madeira”. As exibições serão pelo Instagram e YouTube da companhia Teatro do Kaos, de Cubatão, no litoral paulista, responsável pela promoção do evento online.

Serão dois horários de exibição, às 19 horas e 21h30. A programação continua todas as noites até o dia 21, com espetáculos de companhias de Campinas, Limeira, São José dos Campos, Cubatão, Santos, São Vicente e Praia Grande.

“Pinocchio – Olhos de Madeira” é um espetáculo solo estrelado pelo ator e diretor Otávio Delaneza, cuja estreia foi em 2011. Ele foi dirigido pelo mestre uruguaio em teatro de animação, silhuetas e sombras Rafael Curci.

“Pinocchio – Olhos de Madeira” é um espetáculo solo estrelado pelo ator e diretor Otávio Delaneza – Foto: Carlos Petrini / Divulgação

O espetáculo é uma recriação cênica do conto clássico, narrado por seu protagonista, que reconstrói seu passado abandonado, com a ideia de resgatar a infância.

“Era um desejo meu, enquanto ator, contar a história de Pinocchio pelos olhos do menino, em um mundo em que as pessoas não dão razão ao universo da criança, às suas brincadeiras e pensamentos”, comenta Otávio ao LIBERAL. “É uma forma de valorizarmos a infância, esse período de criatividade e imaginação que todos nós tivemos”.

A produção do espetáculo levou cerca de um ano. Bastante imagético, o solo é enriquecido através de bonecos, sombras e transparências, com uma narrativa envolvente e que estimula a imaginação.

A exibição é baseada em uma filmagem do espetáculo, feita com a cautela de manter a qualidade da apresentação e aproximar público e artista, mesmo que através das telas.

Atriz e produtora da Cia Arte Móvel, Lays Ramires destaca a importância da participação da companhia em mostras online regionais, estaduais ou nacionais, especialmente no período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“A pandemia deixou uma grande brecha, mas tivemos bastante exibições dos nossos espetáculos em mostras online e essa forma encontrada também é um respiro. É uma oportunidade para conhecer o teatro feito por outros artistas e grupos, com outras linguagens. E outros públicos acabam tendo acesso ao nosso trabalho, criamos uma rede que é muito importante e que mantém todo mundo ativo e confiante”, finaliza.

A mostra de teatro online foi contemplada pelo Proac Expresso LAB (Lei Aldir Blanc), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura ligada ao Ministério do Turismo.

Publicidade