17 de abril de 2024 Atualizado 23:47

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Musical

‘Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Fujão’ traz história clássica com personagens repaginados

Espetáculo tem apresentação única neste domingo, às 16 horas, no Teatro Paulo Autran, em Americana

Por Isabella Holouka

14 de agosto de 2021, às 08h59

O musical infantil “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Fujão” tem apresentação única neste domingo (15), no Teatro Paulo Autran, em Americana, às 16 horas. Lúdica, educativa e instigante, a adaptação livre do produtor cultural de Americana Ronaldo Britto traz a história clássica com personagens repaginados, apresentando às crianças questões sérias como o desmatamento, a poluição dos rios e a relação entre pessoas e animais.

Na história, Chapeuzinho Vermelho precisa levar bolinhos de chuva para a Vovó, mas no caminho encontra um lobo-guará divertido, vegetariano e roqueiro, que representa uma reviravolta no texto da história clássica.

Produtor destaca a importância de continuar difundindo histórias clássicas – Foto: Divulgação

Outra mudança foi a escolha de um Guarda Ambiental substituindo a figura do caçador e retirando da narrativa a morte do lobo através do uso de armamento. O espetáculo também apresenta a mãe e a vovó de Chapeuzinho como figuras modernas, que praticam zumba e têm familiaridade com as tecnologias.

“Fizemos uma releitura de um clássico da literatura infantil, voltada para os dias atuais, para inserir no universo infantil questões sérias sem abrir mão da fantasia”, destaca Britto. A ideia de falar sobre os problemas ambientais partiu de consultas a diretores de escolas e professores, segundo ele.

A montagem estreou em 2016 e já foi vista por pelo menos 87 mil espectadores, com pequenas mudanças nos textos e dando espaço para improvisações dos artistas. No elenco do espetáculo estão as atrizes Pamela Pércio e Talita Marcondes e os atores Igor Cardoso e Fabio Gianfratti. A direção é coletiva e a adaptação do texto é de Ronaldo Britto.

Britto comenta sobre a importância de continuar difundindo histórias clássicas, mas que hoje são pouco conhecidas pela maior parte das crianças.

“Hoje um espetáculo com história clássica competir com montagens de personagens de desenho animado é muito difícil. Vemos crianças que assistem aos desenhos na tevê e nunca foram ao teatro, não conhecem as histórias clássicas. Mas elas não podem ser esquecidas”, comentou.

Segundo o produtor, a atração atenderá a todos os protocolos de proteção contra o novo coronavírus (Covid-19). A capacidade de ocupação do Teatro Paulo Autran será reduzida a 60% do total, será obrigatório o uso de máscaras durante toda a apresentação, haverá medição de temperatura na entrada e será incentivado o uso de álcool em gel para higienização das mãos.

ACONTECE:
Espetáculo Infantil “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Fujão”
Quando: Domingo (15), às 16 horas
Onde: Teatro Paulo Autran, Rua Belém, número 233, Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Americana
Ingressos: Criança com até 10 anos, entrada livre (com retirada antecipada de pulseiras); ingressos antecipados ou meia-entrada por R$ 20, e inteira no dia do evento, R$ 40. Informações pelos telefones (19) 3468-3962 ou 19 3478-9222. Vendas na bilheteria do teatro ou na loja Patotinha (19) 3468-3962

Publicidade