18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura na região

Telhado é prioridade em projeto de restauro de Casa Hermann, em Americana

Projeto de restauro no casarão histórico também prevê reforço na estrutura do imóvel, construído sobre uma rocha

Por Marina Zanaki

13 de agosto de 2022, às 09h55 • Última atualização em 13 de dezembro de 2022, às 16h26

Telhado da Casa Hermann preocupa restauradores e empresa faz pedido emergencial para reparo - Foto: Arquivo - Liberal.JPG

O telhado é prioridade no projeto de restauro da Casa Hermann Müller, em Americana. Por conta do seu atual estado, o imóvel está sofrendo com infiltrações e trincas. Segundo a empresa OeS Engenharia, proponente do projeto de restauro do imóvel, será feito um pedido emergencial de reparo ao Proac, programa estadual de incentivo à cultura.

Na semana passada, o Condepham (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Americana) aprovou as mudanças propostas pela empresa no projeto de restauro, que abrange todo o imóvel e a área externa. Mas antes mesmo de dar continuidade ao processo completo, a empresa vai priorizar o telhado. A empresa espera concluí-lo em três meses.

Arquiteto e sócio-proprietário da OeS, Albeto Streb explicou que a intervenção no telhado é necessária inclusive para que a equipe que está elaborando o projeto de restauro consiga continuar trabalhando.

“Está cheio de infiltrações e trincas, muito provavelmente por conta do telhado. Vamos entrar com um processo no Proac para restaurar o telhado, evitar que entre água e para trabalhar dentro da casa com mais tranquilidade”, explicou Streb ao LIBERAL.

Construído em 1909, o casarão ganhou anexos ao longo do tempo. Por conta disso, o telhado é uma “colcha de retalhos”, segundo Streb. “É um telhado complexo. A parte da casa é até simples, mas houve acréscimos e estamos levantando como ele está, vamos documentar graficamente, altura, tamanho, tipo de telha, beiral e todas as patologias”, disse o arquiteto.

A proposta será trabalhar por partes, tentando um reaproveitamento de telhas, que serão retiradas e lavadas para verificar se ainda possuem impermeabilização. A preocupação com o telhado é tão grande que passou à frente inclusive do problema de fundação da Casa Hermann Müller.

O imóvel foi construído sobre uma pedra, e entre a rocha e a fundação houve um recalque entre 50 e 60 centímetros, ligado à passagem da água ao longo do tempo. O projeto de restauro vai propor uma estabilização desse recalque, que já provocou trincas na parte traseira da casa.

“Mas entendemos que esse recalque está estabilizado. Quando chove entra água, o aterro entre a fundação e a pedra vai aumentando, e isso pode piorar esse recalque. As trincas que temos hoje podem se transformar em rachaduras. Estamos acompanhando, está estabilizado mas tem que ser feito”, disse o arquiteto.

Ele disse que, se houver possibilidade financeira, é possível fazer os dois reparos – do telhado e da fundação – ao mesmo tempo.

APROVAÇÃO. O Condepham aprovou as medidas propostas pela empresa no processo de restauro, como a implantação de acessibilidade e banheiro para PCD (Pessoa Com Deficiência) no piso térreo do casarão, construção de dois banheiros PCD na área externa e reutilização da antiga piscina – ela abrigará um espelho d’água e uma reserva de água para combate a incêndio, uma das exigências para que o imóvel obtenha o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Mas o processo de restauro ainda não está concluído. Faltam etapas como o memorial descritivo do restauro, o memorial historiográfico, e juntar os processos de tombamento municipal e estadual.

Só depois de unir todas essas informações em um único documento é que a empresa vai buscar a aprovação formal do Condepham e do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Só então terá início a etapa de captação de recursos junto a empresas patrocinadoras. O valor do restauro ainda está sendo calculado pela OeS Engenharia. 

Publicidade