21 de outubro de 2021 Atualizado 23:02

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

LITERATURA INFANTIL

Autora encerra trilogia que expressa sentimentos da pandemia

“Abraça, moleque!” será lançado na próxima terça-feira, em evento on-line promovido por grupo de estudos

Por Isabella Holouka

18 set 2021 às 09:38 • Última atualização 18 set 2021 às 09:39

Nascida durante a pandemia como uma maneira de expressar sentimentos decorrentes deste período, a trilogia de livros infantis escrita por Luciene Tognetta e publicada pela Editora Adonis é completa neste mês com a publicação “Abraça, moleque!”.

O primeiro livro da série foi “Espera, moleque!”, que estava em processo de criação quando, em março de 2020, o país parava com a quarentena causada pela disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

Cinco meses depois, a trilogia ganhou sua segunda publicação: “Coragem, moleque!”. Todos os livros têm formato em e-book e podem ser acessados no site da Editora Adonis.

A escritora recorda que, ao final do ano passado, havia uma expectativa para a volta das atividades presenciais este ano. “Hoje, estamos nas semipresenciais, mas fica um sentimento de medo, insegurança, quando nos encontramos presencialmente. O corpo que abraça não é um corpo completo porque, nessa incompletude, nos falta o abraço. Escolhi falar sobre o abraço, que representa o reencontro, porque isso é o desejo de nossos corpos e almas”, explica Luciene.

Luciene Tognetta é autora de livros de literatura infantil que abordam temas como afetividade, convivência, ética e bullying – Foto: Divulgação

Com capa de Paulo R. Masserani, “Abraça, moleque!” será lançado durante o IV Encontro Nacional das Equipes de Ajuda. O evento é on-line no YouTube do Gepem (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral), promovido pela Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) e pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), nos dias 18 e 21 de setembro.

No dia 18, o evento abordará, entre as temáticas, intervenções aos problemas causados pelo bullying e outras formas de violência complexas e de sofrimento emocional, através do método criado pelo pesquisador finlandês Anatol Pikas. Já o lançamento do livro “Abraça, moleque!” será no dia 21, segundo dia do encontro, às 11 horas.

Realizado anualmente, o Encontro Nacional das Equipes de Ajuda reúne cerca de 300 alunos que integram essa rede. Nesses encontros, a intenção é que os alunos compartilhem experiências, angústias e renovem o compromisso em seguir ajudando, acolhendo, cuidando e fomentando valores como o respeito, a tolerância e a generosidade em suas escolas.

“O livro é uma homenagem a esses meninos e meninas e aos que formam – professores, tutores e diretores – que acreditam na intensidade da humanidade e que têm o cuidado, a ajuda, a generosidade com a dor do outro. Neste evento, estarão alunos que desempenham esse trabalho. Será um grande momento de abraço”, destaca a escritora.

Luciene Tognetta é autora de livros de literatura infantil que abordam temas como afetividade, convivência, ética e bullying. Doutora pelo Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), e pós-doutoranda sobre o tema bullying e autorregulação, ela é professora no Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp e vice-líder do Gepem.

Confira a programação do IV Encontro Nacional das Equipes de Ajuda

18 de setembro:
9 horas às 9h30: Mesa de abertura – Profa. Dra. Luciene Tognetta e Profa. Dra. Telma Vinha
9h30 às 10h50: Bullying e método de preocupação compartilhada – Profa. Dra. Catarina Carneiro Gonçalves (UFPE) e Profa. Dra. Luciene Tognetta
11 horas às 11h15: Relato de experiência (Colégio Xingu) – Profa. Viviane Gonçales Passarini
11h15 às 11h30: Relato de experiência (Colégio Pioneiro) – Prof. Mndo. Mário Fioranelli Neto
11h30 às 12h: Discussão e encerramento

21 de setembro:
9 horas às 9h30: Abertura
9h30 às 9h45: Acolhida e apresentação musical com Gabriel Porto
9h45 às 10h45: Troca dos brasões entre as Equipes de Ajuda – Coord.: Profa. Dnda. Sanderli Ap. Bicudo Bomfim – PPGEE/ Unesp
10h45 às 11h50: Relatos de experiência sobre a atuação das Equipes de Ajuda – Coord.: Prof. Dndo. Raul Alves de Souza –  PPGEE/ Unesp
11h50 às 12h20: Encerramento – Entrega simbólica do livreto produzido pelas alunas e alunos das EA’s às alunas e alunos das Diretorias Leste 3 e Taquaritinga

Publicidade